Portal Caparaó - Câmara recebe crianças do AABB Comunidade
Política

Câmara recebe crianças do AABB Comunidade

18/05/2012 - Atualizado em 18/05/2012 12h15

Crianças atendidas pelo Programa AABB Comunidade realizaram belas apresentações de coral e de dança na abertura da sessão legislativa ordinária da Câmara Municipal de Manhuaçu, na manhã desta quinta-feira, 17. Sob a presidência do Vereador Jorge Augusto Pereira – Jorge do Ibéria – a sessão teve cinco Projetos de Lei aprovados, além de um Projeto de Resolução e Indicações apresentadas pelos vereadores.

AABB Comunidade

Uniformizadas, as crianças foram convidadas pela Mesa Diretora a posicionarem-se à frente do plenário para as apresentações, acompanhadas pela Coordenadora do Programa Integração AABB Comunidade, Vera Lúcia Domingues.

O coral das crianças apresentou duas músicas, e, em seguida, outro grupo fez uma demonstração de dança, com movimentos de acrobacia. Os vereadores e populares presentes acompanharam o momento atentamente. As crianças e a coordenadora receberam aplausos efusivos.

O Presidente Jorge Augusto Pereira elogiou este trabalho social. “Estas crianças, a coordenadora Vera e a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Beatriz Prata, estão de parabéns. Estas apresentações abrilhantaram nossos trabalhos aqui hoje”, destacou.

Votação de Projetos

Em Plenário, os vereadores analisaram os Projetos em pauta. Foram cinco Projetos de Lei aprovados, todos de autoria do Executivo Municipal, quatro relacionados à abertura de crédito especial e um autorizando convênio entre o município e a Associação de Moradores do B. Santana.

Os Vereadores ainda procederam com o pedido de Vistas para três Projetos de Lei, referentes à Regularização Fundiária, concessão de benefícios – por parte do município – às vítimas de enchentes, desabamentos ou desmoronamentos e outro relacionado ao ingresso de Manhuaçu no Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Geração de Energia Elétrica. Quanto a estes Projetos, os vereadores mencionaram a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o conteúdo de cada um, para posterior votação.

Também foi aprovado o Projeto de Resolução n° 014/2012, assinado por todos os vereadores, que “Concede o Título de Honra ao Mérito ao SICOOB Credilivre”. “O Vereador Fernando apresentou Resolução homenageando ao SICOOB. Uma homenagem muito justa, em que todos os vereadores concordaram, e, assinaram conjuntamente.

O SICOOB é uma instituição que vem representando muito bem nossa cidade, trazendo inúmeros empregos aos moradores de Manhuaçu. Com certeza, esta instituição é merecedora de nosso respeito, nossos elogios. Em um momento oportuno, convidaremos a diretoria do SICOOB para que façam uma apresentação no plenário e para que também possamos entregar-lhes esta honraria”, comentou o Presidente Jorge do Ibéria.

Requerimentos

Dois Requerimentos foram também apresentados nesta sessão. Um deles, de nº 027/2012, de autoria do Vereador Fernando Gonçalves Lacerda – Fernando do Fórum -, requer o encaminhamento de ofício à Secretaria Municipal de Saúde, Ouvidoria do SUS, ao Presidente do Conselho Municipal de Saúde e ao COUS do B. Nossa Senhora Aparecida, solicitando informações a respeito de possível falta de vagas no ESF daquele bairro, o que teria levado ao falecimento de uma paciente por falta de atendimento adequado. Fato este denunciado por uma usuária da unidade de Saúde.

O outro Requerimento foi o nº 028/2012, assinado pelo Vice-presidente José Geraldo Damasceno – Zé Rulinha – requer envio de correspondência ao Procurador Jurídico do Município, Dr. Carlos Carraro Júnior, para que o mesmo solicite ao Dr. Miracy Ferreira Hott Filho a devolução do processo referente ao SAMAL que se encontra em seu poder e é destinado a esta autarquia, considerando o cumprimento de Ordem Judicial já comunicada e reiterada a este por meio de Intimação.
Ainda na reunião, a Mesa Diretora do plenário procedeu a leitura das Indicações de autoria dos vereadores.

Desafios urbanos

O excessivo número de cães circulando pelas ruas da cidade e os problemas relacionados à perturbação de sossego e tráfico de drogas no B. Coqueiro também foram assuntos debatidos em plenário, pelos vereadores.

O Vereador Fernando Gonçalves Lacerda abordou inicialmente a situação do Bairro Coqueiro, enfatizando a necessidade de postos de policiamento e de Saúde, no local, considerando a grande movimentação de pessoas e o desenvolvimento daquela área.

Em seguida, Fernando falou sobre a questão do grande número de cachorros existente nas ruas de Manhuaçu. Fernando relacionou possíveis providências que devem ser tomadas pelo Poder Público, como o funcionamento do canil municipal e o controle de natalidade canina, por meio de castração. Neste contexto, Fernando apontou como uma das soluções viáveis a esterilização destes animais, por meio da aquisição, por parte do município, de ampolas do produto conhecido como Infertile.

O Presidente da Associação de Moradores do B. Coqueiro, Flávio Lacerda, acompanhou a sessão legislativa e foi convidado pela Mesa Diretora a se pronunciar. Flávio reafirmou os desafios enfrentados no cotidiano pelos moradores e mencionou também ações que estão sendo desenvolvidas pela comunidade. Os vereadores aproveitaram o momento para fazer suas indagações ao líder comunitário e se prontificaram a atender aos moradores.

O Presidente Jorge Augusto ressaltou a importância destas questões e afirmou que a Câmara irá mobilizar-se junto com a Prefeitura e outros setores para que providências sejam tomadas para a solução destas questões debatidas. “No Bairro Coqueiro, muitos moradores têm reclamado de problemas constantes, como o barulho excessivo e as drogas. As pessoas cobram mais a presença da Polícia Militar naquele bairro. Não é que a polícia não esteja trabalhando, mas a demanda é muito grande. Precisamos ver a possibilidade de o Comandante do 11º BPM destinar mais policiais para esta região, principalmente nos dias em que as faculdades estão movimentadas, porque após as aulas, costuma haver tumulto nos bares. É também um local onde o tráfico de drogas está circulando com frequência, então, precisamos buscar soluções e dar mais condições de bem estar para os moradores do Coqueiro. Foi mencionada também esta questão dos cachorros que ficam nas ruas da cidade. Sabemos que é um problema que traz um transtorno muito grande, chega a ser vergonhoso para nós, vermos estes cães rodeando restaurantes e lanchonetes. Há uma ONG, existente inclusive em outras cidades, para resolver este problema urbano. Manhuaçu também precisa contribuir para que isto aconteça. O Vereador Fernando deu esta sugestão. Eu também havia conversado com uma integrante desta ONG, e, a Câmara irá mobilizar-se, juntamente com o Poder Executivo, para resolver esta situação. Entendemos que seja uma ação que irá demandar um longo prazo, mas precisamos dar o pontapé inicial a este trabalho, e, com certeza, faremos isto”, adiantou Jorge do Ibéria.  

Presidente recebe elogios
 
Durante a sessão legislativa, o Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama – Toninho Gama – e Rômulo do Carmo Rodrigues, juntamente com os demais vereadores presentes, elogiaram a atuação do Presidente Jorge Augusto Pereira, ressaltando o dinamismo com que a presidência tem conduzido as atividades da Câmara Municipal, com harmonia e maturidade em todos os trabalhos. “Notamos que a Câmara tem recebido muitos Projetos importantes para serem votados e analisados. Observamos que a Casa Legislativa tornou-se muito amadurecida para tratar destas questões. Os Projetos são muito discutidos. Antes mesmo de vir ao plenário, as comissões têm visto a análise de cada Projeto com muita responsabilidade. Tudo é amplamente discutido, como por exemplo, se uma emenda deve ou não ser feita, então, isto vem valorizando muito ao nosso Legislativo. Nós tivemos a oportunidade de realçar características da forma como o nosso Presidente Jorge conduz uma reunião. Esta maturidade, esta forma tranquila, madura e muito responsável merece nosso reconhecimento. Então, ficamos felizes de compor esta Câmara de Vereadores, tendo esta responsabilidade. A sociedade, tenho certeza, está acreditando em nosso trabalho, porque nada aqui passa despercebido, levamos tudo a sério e com muita responsabilidade”, relatou o Vereador Rômulo do Carmo.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.