Portal Caparaó - Manhuaçu sedia 3º Encontro de Bandas
Entretenimento

Manhuaçu sedia 3º Encontro de Bandas

04/06/2012 - Atualizado em 04/06/2012 14h15

Quem passou pela Praça Cordovil Pinto Coelho, nesse domingo, 03, teve a oportunidade de participar do 3º encontro de bandas de música, promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Manhuaçu. Mais uma vez, o evento que integra o projeto Circuito Estadual de Bandas de Música contagiou o público presente. A novidade desse ano é que, o encontro contou com a participação dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, agora, Sergipe.

O projeto é um incentivo à cultura, formação de bandas de música e resgate de talentos. Para Manhuaçu serviu para resgatar o verdadeiro valor da cultura e, incentivar as pessoas a se despertarem para mostrar seus talentos.

O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Manhuaçu, através do diretor Fabrício Santos mobilizou várias entidades e parceiros, para recepcionar os integrantes das bandas que se apresentaram e arrancaram aplausos de todos que estavam na praça. O evento teve iniciação com a concentração das bandas nas proximidades do Estádio JK, de onde partiram em direção a Praça Cordovil Pinto Coelho. Durante o trajeto, pessoas paravam para vê-los passar e, ao mesmo tempo cumprimentá-los como sinal de boas vindas. Mais uma vez foi um momento singular à cultura local.

O Diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Manhuaçu, Comendador Fabrício Santos conta que a cidade se transformou, recebendo músicos das cidades em Manhuaçu. A banda de música do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (B. H.) fez abertura do evento. Em seguida apresentaram outras 16 bandas de diversas cidades, que integram o projeto. A banda do Centro de Apoio à Família (CAF/Manhuaçu) fez uma participação especial, bem como a orquestra sinfônica Adoradores da Petrina.

O município de Simonésia também estreou no cenário musical, com a banda criada há um ano, sob o comando do Sgt. maestro, Itamar Miranda. Segundo o maestro, o momento foi singular para os adolescentes, que de pouco a pouco estão encontrando na música a motivação para sonhar.

A tradicional Banda de Música do 11º B.P.M suspendeu a apresentação, devido a morte do ex-comandante da Unidade,Cel.  Ubiraci Ribeiro,que foi homenageado com um minuto de silêncio, no início da solenidade.

Para Fabrício Santos, a população pôde acompanhar um dos eventos mais bonitos promovido pelo Departamento de Cultura e Prefeitura de Manhuaçu. “Com evento dessa natureza, estaremos cada vez mais divulgando o nome do nosso município, para que seja visitado por pessoas de outras regiões. Certamente, o evento será tradição no calendário da cultura local”,explica o diretor de cultura. Todo um trabalho será seqüenciado para que o evento se torne tradicional, a ser realizado sempre no mês de agosto, em que se comemora o padroeiro da cidade, dia dos pais e o aniversário do 11º B.P.M. “Esse ano a data foi alterada, por tratar-se de ano político”,explica o Comendador Fabrício Santos.

Em entrevista à reportagem, a coordenadora do projeto Circuito Estadual de Bandas, Niza Drummond disse estar entusiasmada com a estrutura preparada pelo Departamento de Cultura, para receber os músicos das cidades participantes e, a banda de música do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

VEJA AS FOTOS

Ela revela que o projeto deu um passo importantíssimo. “Estamos com a aprovação do projeto pelo  Ministério da Cultura e, agora chamará Circuito do Encontro  de Bandas de Música dos Estados de Minas Gerais,Espírito Santo e Sergipe”,salienta Niza Drumond. Ela anuncia que, no dia 17 de junho a cidade de Caratinga estará recebendo as bandas e, Manhumirim no dia 22 de julho.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.