Portal Caparaó - Ipanema: Teatro Pirquins apresenta "Hoje é dia de Maria"
Entretenimento

Ipanema: Teatro Pirquins apresenta "Hoje é dia de Maria"

08/11/2007 - Atualizado em 09/11/2007 18h59
Segundo a diretora Mary Faria, “o público vai conhecer mais de perto o mundo, a estória, a fábula, o conto de fadas e a fantasia. ´Hoje é dia de Maria´ é uma jóia, uma poesia para se levar dentro do coração”.

 

O público vai viver novas sensações no espetáculo teatral montado pelo grupo do Teatro Pirquins.

Tudo foi sonho? Nada aconteceu? Depende do seu coração e das asas da sua imaginação. Na dureza do trabalho, e pior, no desemprego, no sofrimento, na violência, mas também no aconchego do lar, na poesia, na amizade, na gentileza, na simplicidade, existe Maria. Todo dia é seu dia, se você abrir sua alma para a profundidade da vida.

“Hoje é dia de Maria é a viagem, a um só tempo poética e trágica, da inocência de uma menina rumo à maturidade e às descobertas da vida, partindo do nosso folclore, sua peregrinação ultrapassa fronteiras e encontra outros povos, o que é importante e verdadeiro, é universal. Sua mensagem é o esforço humano para manter vivos o amor e a esperança, apesar de tudo”, explica Mary Faria.

A peça conta com excelentes atores que há nove meses vêem dando o melhor para fazer valer a pena e mostrar que dão conta do recado, contando também com um excelente figurino. Além disso, o teatro teve uma pequena reforma, sendo seu palco ampliado e a iluminação modificada.

SINOPSE

É a fábula infantil de uma menina órfã de mãe, cuja madrasta a seduziu com favos de mel para depois lhe dar o fel. A chama da vela de Maria é sua alma. Sua madrasta a apaga e cobre o corpo de Maria com um manto verde nas terras do pai viajante. Quando o pai retorna, e não a encontra em casa, ouve o canto da índia que vela pelo seu sono, a encontra, a descobre, ressuscitando-a.

Cansada do inferno no lar, causado pela madrasta, Maria foge em busca das franjas do mar, e faz um longo passeio pelos contos populares brasileiros. Em sua viagem, se encontra com vários personagens fantásticos e é amparada pela imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dá alento. Ao defender o amigo Zé Cangaia do Demônio Asmodeu, que queria lhe comprar a sombra, Maria desafia o Diabo, que, irado, lhe rouba a infância.

De um dia para o outro, Maria acorda já adulta, e conhece o seu amado, um jovem vítima de uma maldição: durante a noite é homem, mas ao raiar do dia é transformado num pássaro que sempre a seguiu e protegeu desde menina. O amor de Maria tem dois inimigos: o Diabo Asmodeu e o saltimbanco Quirino, que apaixonado por ela e louco de ciúme, aprisiona seu amado.

ELENCO

Isabel Rocha (Maria)

Márcio Rocha Damasceno (Amado)

Mary Faria (Madrasta)

Célio Ferrabiamo (Asmodeu original, Asmodeu Velho, Asmodeu Brincante, Asmodeu Mágico e Asmodeu Poeta)

Henrique Portes (Pai e Asmodeu Lindo).

Teresa Faria (Mãe, Nossa Senhora da Conceição, Rosa e Velha Feia).

Mateus Santana (Quirino, Maltrapilho e Mendigo).

Ailton Rodrigues (Zé Cangaia e Mascate)

Adélia Laigner (Joaninha)

Edna Maria Novais (Índia)

Iluminação: Laís Lacerda e Lílian Lacerda

Sonorplastia: Júlia Alves e Thaís Rodrigues

Músicas: Trilha sonora da primeira jornada de hoje é dia de Maria, Villa Lobos e Uaikit.

Direção: Mary Faria.

Ingresso: Preço popular: R$ 3,00 (três reais)

Local: Teatro Pirquins:

Rua Coronel Calhau, nº 394, Centro, Ipanema/MG.

Dias: 08,09,10,11, 15,16, 17 e 18 de novembro de 2007.

Horário: 20:00 horas.

08/11/07 - portalcaparao@gmail.com - 10:03 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.