Portal Caparaó - Vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado
Geral

Vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado

15/06/2012 - Atualizado em 15/06/2012 09h51

Neste sábado, 16/06, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil), que pretende vacinar todas as crianças de zero a menores de cinco anos de idade no país. O término será dia 06/07.

Conforme o Ministério da Saúde, a meta mínima a ser atingida é de 95%. Neste ano o slogan da campanha é “Leve seu super-herói menor de 5 anos ao posto de vacinação. E não esqueça a caderneta.” Em Manhuaçu, além das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), também haverá vacinação na policlínica municipal (Casa Azul) e na Unidade Básica de Saúde do Pedregal, de 08:00 às 17:00.

NOVIDADE NO COMBATE À DOENÇA

O Brasil está se preparando para a erradicação mundial da Poliomielite. Neste ano, o país amplia o Calendário Básico de Vacinação da Criança com a introdução da vacina injetável contra pólio, feita com vírus inativado. A nova vacina será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização, essa realizada com as duas gotinhas da vacina oral. A injetável, no entanto, só será aplicada para as crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.

UM NOVO CALENDÁRIO

Outra mudança será feita no calendário básico de vacinação a partir do segundo semestre. Antes, a criança precisava ser vacina do nascimento até os seis meses, sem intervalo, e com doses de imunizações diferenciadas contra as doenças. Agora, a vacina BCG e contra a Hepatite B será feita ao nascer e depois somente com dois meses, onde receberão a dose da nova vacina pentavalente e da Poliomielite inativada.  As outras duas vacinas que antes eram aplicadas aos dois meses - vacina oral Rotavírus Humano e vacina pneumocócida 10 - seguirão mantidas de forma igual no calendário. As segundas doses das vacinas de Poliomielite inativada e da pentavalente serão realizadas aos quatro meses. A vacina pentavalente ainda terá uma terceira dose de aplicação, aos seis meses. Neste período, a criança também receberá a dose da vacina oral contra a Poliomielite e a vacina pneumocócica 10.

A DOENÇA

Poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente crianças pequenas, mas as campanhas de vacinação podem proteger a população da doença.

Luiz Nascimento (Informações Ministério da Saúde)

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.