Portal Caparaó - Instituto Terra é homenageado na Rio+20
Agronégocios

Instituto Terra é homenageado na Rio+20

20/06/2012 - Atualizado em 20/06/2012 18h46
Os fundadores do Instituto Terra Lélia e Sebastião Salgado

Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado recebem homenagem durante a Rio+20, pela fundação e o trabalho desenvolvido junto ao Instituto Terra, organização civil sem fins lucrativos, que desde 1998 atua na recuperação da Mata Atlântica em uma das regiões que mais sofrem o impacto da degradação ambiental no Brasil, o Vale do Rio Doce, entre Espírito Santo e Minas Gerais.

O casal foi escolhido para receber o Prêmio-E na categoria Educação. A premiação – que tem sua primeira edição na Rio+20, inserido no projeto Humanidade 2012 – é fruto da parceria da Unesco, Instituto-E e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, visando reconhecer as iniciativas mais representativas para promover o desenvolvimento sustentável nos últimos 20 anos.

Mais que plantar árvores e recuperar fontes de água, desde o início os fundadores se mobilizaram para tornar o Instituto Terra em um pólo irradiador de uma nova consciência ambiental, baseada na recuperação e conservação florestal, aumento da produção agrícola e melhoria da qualidade vida no meio rural.

Até o momento, mais de 700 projetos educacionais já foram desenvolvidos para um público superior a 66 mil pessoas, de 176 municípios do Vale do Rio Doce. Um público tão eclético quanto os programas desenvolvidos, reunindo agricultores, estudantes, professores, líderes comunitários, profissionais e técnicos de empresas e Governos atuantes na questão ambiental, bem como a população das comunidades atendidas.

Para o Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, “o Prêmio-E é uma iniciativa importante especialmente por focar nas pessoas e em experiências pessoais que ajudam a transformar a realidade; o mundo não muda sozinho, quem faz as mudanças são as pessoas”. Muñoz destacou ainda a contribuição do prêmio para que o conceito de desenvolvimento sustentável seja amplamente compreendido, cobrindo aspectos que vão desde a economia até o empoderamento de grupos vulneráveis.

A cerimônia de premiação foi no dia 16, no Forte de Copacabana, como parte do calendário oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Instituto Terra

Fundado em 1998 por Lélia Deluiz Wanick e Sebastião Salgado, o Instituto Terra é uma associação civil, sem fins lucrativos, que promove a recuperação da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce há 14 anos. Atua através da restauração ecossistêmica, produção de mudas nativas, extensão ambiental, pesquisa científica aplicada e educação ambiental, em municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Sua sede se localiza na Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), área reconhecida como Reserva de Patrimônio Natural (RPPN).

É a primeira RPPN criada em uma área degradada. Ao todo, desde sua fundação, o Instituto Terra já  contabiliza 5,5 mil hectares de Mata Atlântica em processo de recuperação no Vale do Rio Doce e a produção de mais de 3,5 milhões de mudas nativas. Mais informações no site www.institutoterra.org.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.