|
|
|
Um total de 26 mulheres de Luisburgo concluíram o curso de corte e costura promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A cerimônia de encerramento aconteceu na terça-feira, dia 10.
Criado para promover o acesso ao conhecimento e a inclusão produtiva das mulheres rurais, o novo curso foi desenvolvido com excelente aproveitamento das participantes. “O curso teve a duração de quatro meses e qualificou 26 mulheres, na sua maioria, beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal. Elas aprenderam a confeccionar peças de vestuário em geral usando técnicas adequadas de corte e costura, com aulas práticas e teóricas”, destaca a Assistente Social do CRAS, Silvia Dornelas.
Como complemento, ainda aconteceram encontro e oficinas sócio-educativas com a psicóloga do CRAS, Míriam Bouzada, destacando a importância da mulher na família e na sociedade.
Mercado de Trabalho
A assistente social Silvia Dornelas destaca ainda que outro resultado relevante no curso foi elevar a autoestima dessas mulheres, para que consigam buscar formas de gerar renda. É um processo de inclusão no mercado do trabalho e qualificação, já que muitas se dedicavam apenas aos afazeres domésticos.
Os cursos aplicados pelo CRAS de Luisburgo têm apresentado resultados extremamente positivos. Dez mulheres qualificadas já estão trabalhando e colaborando no orçamento doméstico. A mudança reflete na melhoria da qualidade de vida e proporciona mais de conforto para as famílias.
Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com