Portal Caparaó - Cleiton Silva é campeão mundial de jiu-jitsu
Esportes

Cleiton Silva é campeão mundial de jiu-jitsu

07/06/2014 - Atualizado em 07/06/2014 08h51

Cleiton Silva (Direita) com o Secretário de Esportes Victor Rocha

MANHUAÇU (MG) - O professor e competidor Cleiton Silva participou da III Copa do Mundo e sagrou-se campeão, na modalidade “peso pena” (até 70 quilos), na categoria faixa marrom. O atleta de Manhuaçu disputou o título com mais de 1500 competidores, em busca da primeira colocação. O evento aconteceu no último final de semana em Belo Horizonte, sendo disputadas várias modalidades e a presença de atletas de todos os níveis.

Único competidor de Manhuaçu na III Copa do Mundo, Cleiton Silva se diz realizado por ter conseguido o primeiro lugar, dentro do universo competidor com atletas respeitados no tatame.
Ele explica que teve de aplicar muita técnica, pois, o jiu-jitsu é uma arte marcial que usa de todo o corpo como instrumento de combate e pretende ainda beneficiar-se do oponente também, utilizando sua energia e seu próprio corpo, por intermédio de projeções, imobilização e contusões. Daí que, a depender de qual estilo seja praticada, haverá maior ênfase em determinado gênero de golpes.

Cleiton Silva detalha que, uma característica fundamental é a necessidade de domínio e equilíbrio do corpo. Ao exibir a medalha de ouro conquistada com muito esforço, o atleta diz que no momento em que os embates aconteciam, na mente só passava a vontade de ser vencedor.

“Essa conquista é algo importante para mim, para a cidade, porque é um título que atleta nenhum conquistou. Foram dois dias de competição e, não me preparei como deveria, mas a vontade foi acima de tudo”, ressalta esbanjando de alegria.

Sem palavras para expressar o que significa o título de campeão do mundo, Cleiton Silva considera que a recompensa está vindo, após doze anos praticando jiu-jitsu e, que agora as conquistas estão acontecendo.

Cleiton Silva fez questão de agradecer o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, G.A. Pre moldados, Imaginar Design, Manhuacu.com e Sintracom.

Próximo desafio

Depois da III Copa do Mundo, o atleta Cleiton Silva já se prepara para o campeonato mundial, que estará acontecendo no final de julho, em Teresópolis. “Será uma etapa bem difícil, pois os atletas estão muito preparados e são considerados os melhores lutadores de jiu-jitsu do Rio. Quero trazer ouro novamente”, diz confiante.

Outra viagem já programada pelo atleta acontecerá no início do próximo ano. Já está se preparando exaustivamente, para uma competição na Califórnia.

O Secretário Municipal de Esportes, Victor Rocha destaca o desempenho e as conquistas do atleta manhuaçuense, que tem trazido vários títulos para a cidade.

Victor Rocha considera que através do esporte e as competições, Cleiton Silva continuará alegrando a todos os desportistas.

A evolução da Secretaria Municipal de Esportes está com os olhares voltados para outros esportes, dando o apoio necessário àqueles que encaram as competições com determinação. “Essa conquista é motivo para todos nós, que ficarmos orgulhosos com esse atleta vencedor”,ressalta Victor Rocha.

Com informações - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.