Portal Caparaó - Richard Rasmussen encanta em palestra na Faculdade do Futuro
Agronégocios

Richard Rasmussen encanta em palestra na Faculdade do Futuro

19/05/2016 - Atualizado em 20/05/2016 07h11

MANHUAÇU (MG) - Conhecido pela forma espontânea e irreverente de cuidar e se relacionar com os animais, o biólogo e naturalista Richard Rasmussen encantou a todos durante palestra na noite de terça-feira, 17/05, na Faculdade do Futuro. Ele falou para os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. Muito atencioso, deu autógrafos, tirou fotos e ainda recebeu crianças da Escola do Futuro.

Reconhecido como um dos biólogos brasileiros mais populares, Richard Rasmussen, esteve na Faculdade do Futuro para uma palestra sobre a carreira nas Ciências Biológicas e a importância da profissão. Famoso por suas viagens e aventuras exibidas em programas nas redes Record, SBT, Band e National Geographic, Richard contou aos acadêmicos de Biologia e Engenharia Ambiental da FAF a origem da sua paixão pelos bichos e fez um resumo sobre cenário ambiental no Brasil e no mundo.

Na opinião dele, é fundamental aproximar a ciência do cotidiano das pessoas e o melhor caminho para isso é a educação. Nesse aspecto o biólogo e o engenheiro ambiental adquirem papel ainda mais importante na sociedade, pois pode pensar em soluções para problemas como água, lixo e energia. “Antes de qualquer coisa, é preciso estabelecer uma relação de respeito entre o homem e a natureza para conscientizar de que todos nós somos responsáveis pela vida no planeta”, argumenta Richard.

TRAJETÓRIA

O apresentador de TV Richard Rasmussen é formado em Economia – com direito a mestrado no Canadá –, iniciou um curso de Direito que abandonou na metade e, hoje, é biólogo. Ele vive em casa dez dias por mês.

Todas essas mudanças nunca o incomodaram. "Aprendi que o importante é viver o momento. Tem de haver planejamento, claro, mas não adianta pensar apenas no futuro", defende.

Sua primeira profissão foi altamente influenciada pelo pai, um dos economistas da família. Pressionado, Richard exerceu a profissão e foi se especializar no exterior.

"A sementinha da Biologia já estava dentro de mim", lembra. Richard mudou de ramo em um processo lento para conciliar "bolso e coração". Unir ganhos financeiros, ter tempo para a família e fazer o que gosta é uma tarefa difícil, mas deve ser perseguida. "E se errar nas minhas escolhas? Mude. Só não dá para cansar de ser pai, o resto não precisa ser para sempre", aconselha.

Durante os últimos três dias, Richard Rasmussen e sua equipe estavam na região de Manhuaçu preparando um documentário sobre o macaco Muriqui.

Carlos Henrique Cruz - com informações - Fotos Divulgação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.