Portal Caparaó - Sistema de Agricultura de Minas Gerais promoverá reunião com produtores e lideranças
Agronégocios

Sistema de Agricultura de Minas Gerais promoverá reunião com produtores e lideranças

21/08/2017 - Atualizado em 21/08/2017 17h24

Nesta terça-feira, (22/08), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e suas vinculadas: Emater-MG, IMA e Epamig realizarão um encontro com produtores, prefeitos e secretários municipais, em Caratinga. O objetivo é buscar uma maior integração entre Estado e municípios, visando ampliar ações já realizadas na região e a implementação de outras que possam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da agropecuária e do agronegócio.

Participarão do encontro o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Glenio Martins, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui Verneque e o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio Guimarães.

Durante o evento serão apresentadas as diversas ações voltadas para o setor na região.  Um exemplo é o programa Certifica Minas Café, que estimula os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. De acordo com a unidade regional da Emater-MG em Ipatinga, a região tem 20 propriedades certificadas, em sete municípios, e mais 45 em processo de certificação. Outra ação é o Minas Pecuária. O programa trabalha para a evolução da pecuária mineira, por meio da prestação de assistência técnica voltada para a aplicação das boas práticas de produção, gestão da atividade e melhoria da qualidade dos produtos derivados da bovinocultura. Também de acordo com a unidade regional de Emater-MG em Ipatinga, são 20 propriedades da região cadastradas no programa. As duas ações são desenvolvidas pelo o Governo de Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e executadas pela Emater-MG, IMA e Epamig.

“Estamos buscando maior integração com os municípios. Isso é fundamental para que possamos definir ações e políticas públicas viáveis para o desenvolvimento da agropecuária na região. Nesse encontro iremos mostrar o que tem sido feito para o setor no estado e região e conhecer as necessidades dos produtores locais e dos municípios. Com isso, faremos uma avaliação mais precisa para tomar nossas decisões”, disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Leitão.

Outra questão que será abordada no encontro é a viabilidade de instalação de uma unidade de Pesquisa, Extensão, Transferência e Difusão de Tecnologias Agropecuárias da Epamig, na região. A proposta é ampliar a atuação da Agricultura, atendendo demandas de pesquisa agropecuária e disponibilizando tecnologias específicas para esta área do estado.

Para o secretário de Agricultura, Pedro Leitão, a região já conta a atuação Emater-MG e do IMA, mas a instalação de uma unidade da Epamig ampliará a difusão de novas tecnologias que vão impulsionar a produção. De acordo com o presidente da Epamig, Rui Verneque, a instalação de um núcleo experimental na região viabilizará desenvolvimento de pesquisas e disponibilização de tecnologias que possam ser revertidas mais rapidamente em benefícios para a sociedade. “A intenção é focar nas demandas regionais e atendê-las com a maior eficiência possível. Isto será atingido com o desenvolvimento de pesquisas in loco, que observem as condições específicas de clima e solo, por exemplo, da região.  "Uma das principais atividades deve ser relativa à recuperação de áreas degradadas utilizando-se a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Integração Lavoura-Pecuária (ILP), uma vez que a degradação é um problema identificado em diversos municípios do Leste de Minas, além da apresentação de tecnologias para cafeicultura, olericultura e a convivência com o déficit hídrico" adianta Rui Verneque.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.