Portal Caparaó - Espetáculo Herdeiros hoje no Teatro João Bracks
Entretenimento

Espetáculo Herdeiros hoje no Teatro João Bracks

17/05/2012 - Atualizado em 17/05/2012 21h24

O Centro Cultural João Bracks recebe hoje, 17 de maio, às 20h, o espetáculo teatral Herdeiros com atores da Globo. A primeira apresentação foi na noite desta quarta.

Com participação de quatro atores da TV Globo, o espetáculo integra o projeto Jovem Tour 2012 - 20 anos de sucesso. A comédia jovem será estrelada por Guilherme Leicam (o Fábio da novela “FINA ESTAMPA”), Eliseu Carvalho (o Carneirinho da novela “AQUELE BEIJO”), Keff Oliveira (o Caco da novela “MORDE & ASSOPRA”) e Maurício Silveira (o Samuel da novela “INSENSATO CORAÇÃO”).

“Herdeiros” é um espetáculo que busca recuperar os laços familiares que fomos perdendo à medida em que nos transformamos em indivíduos modernos. Após muito tempo afastados, quatro irmãos se reencontram no apartamento da mãe deles, em Copacabana, quando esta desaparece durante um fim de semana. A ação da peça acontece num dia de domingo entre a tarde e a noite. Sendo necessário se completar o período de 48 horas após o desaparecimento consumado para formalizar registro oficial de sequestro, o quarteto se reúne para decidir o que vão fazer. Assim sendo, involuntariamente, acontece um acerto de contas entre eles, rediscutindo suas próprias vidas.

As divergências são inevitáveis, pois eles seguiram caminhos muito diferentes: Solano, o irmão mais conservador, insatisfeito profissionalmente, está em crise no atual casamento. Ele hoje leva uma vida disciplinada, frequentando o AA e tem um filho do seu primeiro casamento que não vê há anos; Ronaldo é um cara liberado, separado, tem dois filhos e não costuma se reprimir de uma visão "alto astral" da vida; Marcelo, em seu terceiro casamento, é um bon-vivant, que vive às custas das suas mulheres; e Leandro, o caçula, estudante de Direito, revela-se um intelectual sisudo e surpreende os irmãos com sua orientação sexual.

Durante o encontro, eles discutem e brigam, mas, ao mesmo tempo, relembram os bons tempos passados e descobrem muitas novidades sobre eles mesmos. Vivem intensamente suas afinidades, seus problemas e suas diferenças. Com argumento simples, a peça se inicia com esse encontro dos quatro irmãos.

A possível divisão da herança motiva um mergulho no passado e uma discussão sobre os episódios retidos na memória de cada um. O conflito, que os diferencia se divide num jogo competitivo que abre espaço à crueldade, permite que ao final se retome a unidade.

O texto mostra a desconstrução do mito da competência materna que, apesar de toda a atenção dispensada aos filhos, ainda existe a enorme dificuldade em contornar conflitos, revelando assim que não é nada simples formar uma família feliz. E ratifica a violência pela brutalidade dos sentimentos que ficam trancafiados. A sutil separação entre os sentimentos e sua expressão social faz com que o texto de Francis Mayer revele uma inspiração acerca da vida cotidiana com delicado realismo poético.

Em “Herdeiros”, o desejo inalcançável dos personagens é a recomposição do passado, como uma ideia mítica de felicidade que se traduz através de um humor cruel. A inegável ação do tempo e sua corrosão sobre as emoções humanas são a fonte de dramaticidade. Não é o humor que norteia os diálogos – priorizando assim a coerência de cada personagem e suas contradições - mas ele naturalmente conduz a ação.

Projeto Jovem Tour 2012 consiste na formação de novas plateias, inclusive levando jovens espectadores ao teatro pela primeira vez nas capitais e no interior do país. Há 20 anos pegando a estrada, circulando pelo país, desbravando novos palcos com sucesso, o projeto vem criando uma itinerância e cumprindo a missão de fomentar, com recursos próprios, a circulação de espetáculos, fora do eixo Rio-São Paulo. Com montagens a partir de diferentes temas, processos de pesquisa e investigação de linguagem, o projeto vem alcançando um público cada vez maior, com uma extensão mais abrangente de cidades percorridas em seu roteiro/turnê pelo território.

O diretor Francis Mayer - dramaturgo/cronista de costumes e experiências juvenis - fotografa o universo e o comportamento dos jovens em sintonia com a sua recepção. Seus espetáculos alcançam o espectador pelo efeito de identificação de sua temática, que reproduz momentos dos relacionamentos teenagers, inseguranças, papel social e idealista, registro de banalidades e exageros cotidianos da idade das descobertas e tantos outros sentimentos do vocabulário do gênero.

Local: Centro Cultural João Bracks
Rua Amaral Franco, 224 - Centro - Manhuaçu / MG - (33)3331-3447 - www.joaobracks.com.br
Preço dos Ingressos:
R$40,00 inteira - R$20,00 meia

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.