Portal Caparaó - Polícia Civil empossa delegado regional Dr. Carlos Roberto
Segurança

Polícia Civil empossa delegado regional Dr. Carlos Roberto

04/03/2016 - Atualizado em 06/03/2016 15h08

MANHUAÇU (MG) - A Polícia Civil de Minas Gerais realizou a cerimônia de posse do novo delegado regional da 6ª Delegacia Regional de Manhuaçu (6ª DRPC), Carlos Roberto Souza da Silva, durante cerimônia na Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, 03/03.

A cerimônia contou com a presença do chefe adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. João Octacílio Silva Neto – representando a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Andrea Cláudia Vacchiano , do  chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, Dr.Gilberto Simão de Melo, do prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, e do presidente da Câmara Municipal Jorge Augusto Pereira.

Também estiveram presentes para prestigiar a solenidade vereadores, o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Sérgio Túlio Mariano, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Flávio Augusto, o Promotor de Justiça Dr. Carlos Samuel Borges Cunha, o Presidente da OAB/Manhuaçu Dr. Alex Barbosa de Matos, o advogado Dr. Roberto Gomes Pereira Neto (representando a Defensoria Pública), o vice-prefeito de Matipó Sebastião Dornelas (Zizi), o Tenente do Exército Gilson Araújo, o presidente da OAB/Abre Campo Dr. Jésus, lideranças regionais, policiais civis e familiares do novo delegado regional.

O ato de nomeação do titular da 6ª Delegacia Regional de Manhuaçu, delegado Carlos Roberto Souza da Silva foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais de 03 de Dezembro de 2015 e desde então ele reponde pela Regional. A cerimônia de posse foi um ato formal para marcar a nova gestão.

O chefe adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. João Octacílio Silva Neto, ressaltou que o novo delegado regional tem o perfil certo para a região. "Dr. Carlos Roberto é uma pessoa muito competente e profissional. A escolha dele para Manhuaçu foi baseada em várias avaliações. Ela havia sido convidado para assumir outras duas regionais, mas preferiu não ser promovido antes e continuar trabalhando aqui em Manhuaçu. Agora, com essa oportunidade, foi uma satisfação designá-lo para chefiar a regional".

Em 2011, o Delegado Carlos Roberto, enquanto dirigia a delegacia de Abre Campo, realizou a maior operação da Polícia Civil, nos últimos tempos, em outro estado. Ele coordenou a operação "Esquema" e prendeu 30 pessoas no Rio de Janeiro e dezenas de veículos.  "Ressalto para todos aqui, competência e capacidade ele tem muito, por isso, a população dessa região está muito bem servida, com um profissional que é referência na nossa instituição", declarou o chefe adjunto da PCMG, Dr. João Octacílio Silva Neto.

O chefe do 12º Departamento, Delegado Gilberto Simão, também ressaltou que o nome do Dr. Carlos Roberto foi muito bem escolhido. "É um delegado dedicado, competente e que conhece bem a área de investigação e, ao mesmo tempo, a de gestão. Tem sido uma grata satisfação trabalhar com o Dr. Carlos nessa nova função desde dezembro. O fato dele ter iniciado em cidades de menor porte, fazer operações magníficas, ter uma ficha de serviços bem realizados, somam uma experiência ideal para chefiar a regional do porte de Manhuaçu, que atende 24 cidades".

Em seu discurso, o delegado regional Dr. Carlos Roberto agradeceu pela confiança e destacou que as perspectivas são boas para a delegacia de Manhuaçu e suas jurisdicionadas. "Conheço os profissionais com quem trabalho nesses dez anos aqui na região. Sei do potencial e da competência dos colegas e acredito no apoio da chefia de Polícia Civil. Isso tudo somado, me dá a certeza de que podemos trabalhar de forma a reduzir esses índices de segurança que são preocupantes em nossa região", ressaltou.

O novo delegado regional pontuou os sistemas de gestão que estão sendo implantados na regional e o novo modelo que busca aumentar a eficiência da investigação, especialmente com o uso de novas ferramentas tecnológicas.

"Tenho certeza de que a Polícia Civil trabalhando de forma técnica, científica, transparente e célere, juntando as demais forças de segurança, poderá fazer um serviço de qualidade, trazendo para a região uma segurança que justifique os impostos que o cidadão paga", garantiu.

A 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Manhuaçu, integra a estrutura do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga. Tem abrangência de 24 municípios, atendidos pelas delegacias das comarcas de Manhuaçu, Manhumirim, Espera Feliz, Lajinha, Mutum e Abre Campo.

TRAJETÓRIA

O Dr. Carlos Roberto Souza da Silva nasceu em 20 de setembro de 1976, na cidade de Guaçuí-ES. Formou-se em direito na Faculdade de Direito de Sete Lagoas-MG em 2002. Entre 1997 e 2004 serviu ao Exército Brasileiro, sendo reformado na graduação de 2º Sargento da Arma de Comunicações.

Ingressou na Polícia Civil de Minas Gerais em julho de 2004 quando iniciou o curso de Delegado de Polícia Civil na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Em 2005, assumiu a titularidade das Delegacias de Polícia Civil da Comarca de Abre Campo onde permaneceu até abril de 2015 quando fora transferido para sede da 6ª Delegacia Regional de Polícia em Manhuaçu, tornando-se titular da Delegacia de Falsificações e Defraudações e da Delegacia Adida à Corregedoria Geral.

Em 03 dezembro de 2015, foi designado pela Chefe de Polícia para responder pela chefia da 6ª Delegacia Regional em Manhuaçu e em 24 de janeiro de 2016 nomeado por ato Governador do Estado para chefia da mesma Delegacia Regional.

É Cidadão Honorário de Abre Campo. Foi condecorado com as medalhas Delegado Gilberto Porto, do mérito acadêmico da Academia de Polícia Civil e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais com a Medalha Desembargador Helio Costa. É casado e possui dois filhos.

Jailton Pereira | Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.