Portal Caparaó - Câmara de Reduto promove sessão solene de homenagens
Política

Câmara de Reduto promove sessão solene de homenagens

23/11/2007 - Atualizado em 26/11/2007 19h34

Em sessão solene, pela primeira vez em sua história, a Câmara Municipal de Reduto realizou na noite de quarta-feira, sessão solene de homenagens. Com a presença de convidados e familiares, as entregas do Diploma de Honra ao Mérito e do Título de Cidadania Honorária foram uma forma de reconhecer figuras singulares na história do município e incentivar as boas práticas de cidadania, humildade e carinho demonstradas pelos homenageados.

VEJA A GALERIA DE FOTOS 

Doze pessoas receberam a honraria do Legislativo Redutense. A primeira delas, a professora Eny Gama Rodrigues. Uma educadora que, entre outras ações, buscava alunos na zona rural para se matricular na escola em que trabalhava. Ela recebeu o título de Honra ao Mérito proposto pelo vereador Presidente Eduardo Romeiro.

Conhecido funcionário dos Correios, exemplo de vida e fé, José GOnçalve de Oliveira também foi homenageado com o diploma de Honra ao Mérito concedido pelo vereador Edílson Rodrigues.

A terceira homenagem da noite foi da vereadora Marlene Cezar de Azevedo Louback à dona Geraldina Vieira Marques. Ela foi reconhecida com a Honra ao Mérito por seu histórico. Ao longo de sua vida, Dona Geraldina foi uma grande parteira e já salvou várias vidas de gestantes e bebês.

Em outra homenagem, Marlene Louback entregou o Diploma de Honra ao Mérito ao senhor Adão Natal Batalha. Aprende a arte da música sozinho e, além de tocar teclado e violão nas celebrações católicas no distrito de Jaguaraí, ensina as pessoas da comunidade a tocarem vários instrumentos.

CIDADÃOS HONORÁRIOS

A Sessão de homenagens marcou a noite com histórias de vida e muita emoção. Na segunda parte, foram destacas pessoas que, apesar de não terem nascido no município, adotaram Reduto como sua cidade natal.

Coube ao vereador Juverci Mendes entregar o primeiro título. Senhor Olynto Abílio Ferreira, um homem fundamental para a vida católica na cidade de Reduto, foi o homenageado. Pai de 10 filhos, aos 91 anos seu Olynto é memória viva de Reduto.

Já o presidente vereador Eduardo Romeiro entregou a homenagem ao senhor Getúlio Wallace de Aguiar. Ele chegou em 1999 em Reduto, mas em pouco tempo promoveu muitos benefícios para a comunidade redutense. É voluntário do Programa BB Educar (Fundação Banco do Brasil) e do sistema Brasil Alfabetizado. Através de seu trabalho dedicado e com muito carinho, ensinou muitas pessoas a ler, escrever e fazer as operações básicas da matemática.

O terceiro Cidadão Honorário da noite foi o Tenente Agnaldo de Souza Shuab. Ele cresceu em Reduto, ingressou na Polícia Militar e, por mérito próprio e muito empenho, progrediu nas fileiras da Corporação de Tiradentes. Seu perfil dedicado e lutador o transformou numa referência na comunidade redutense. A autoria do projeto foi do vereador Eduardo Romeiro.

A homenagem seguinte foi um projeto do vereador Rogério Gonçalves Martins. O contemplado foi padre Júlio Pessoa Franco. O sacerdote dedicou 48 anos de sacerdócio à cidade de Reduto. Homem de inteligência admirável, conseguiu mobilizar a sociedade cristã para muitos projetos da Igreja, entre eles a construção da Matriz. É sempre reconhecido pelo seu amor a Reduto e aos cidadãos da cidade.

Aos 102 anos, senhor Antônio Quirino Brás, é um exemplo de vida e superação. Patrono e membro da ARPI desde a sua fundação, ele é parte da história e testemunha do desenvolvimento de Reduto, cidade que adotou em seu coração.

Outro Cidadão Honorário diplomado pela Câmara Municipal foi Pastor Maurício Pacheco.  Líder na Igreja Assembléia de Deus – Ministério Petrina, há 16 anos, é o Pastor dirigente da Igreja em Reduto. A exemplo de seu Quirino foi homenageado pelo vereador Edílson Rodrigues.

Mais uma Cidadã Honorária de Reduto é dona Nicolina Hermogene de Melo. Zeladora da Igreja Católica do Distrito de Jaguaraí, é conhecida por sua habilidade com o crochê - dom que ela faz questão de ensinar aos mais jovens. A homenagem foi entregue pela vereadora Marlene Louback.

EMOÇÃO

Antes do encerramento da Sessão Solene, mais uma grande homenagem. Um telão exibiu fotos de senhor José Pereira, o seu Zito. O presidente da casa, vereador Eduardo Romeiro, lembrou da representatividade deste homem que viveu para servir o povo de Reduto. Sua família estava lá e, diante de muita emoção, recebeu a justa homenagem para seu Zito, que infelizmente não pode esperar.   Klayrton de Souza - 23/11/07 - 17:15 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.