|
Desde 1977, durante a realização da Feira da Paz, a Administração de Manhuaçu reconhece uma personalidade de destaque nas áreas de educação, saúde, assistência social, política, segurança e cultura.
Neste ano, por ocasião da 35ª Feira da Paz, a Prefeitura de Manhuaçu, por unanimidade, homenageia o Professor Flávio José Ribeiro de Almeida como Patrono das comemorações dos 135 anos de emancipação.
Durante a abertura do Concerto da Primavera, na noite de quarta-feira, 31, o Prefeito Adejair Barros acompanhado da primeira dama Mônica Junqueira Tasca Barros fizeram a entrega de uma placa de homenagem ao Professor Flávio José Ribeiro de Almeida e um buquê com rosas para a professora Beatriz Almeida.
EDUCADOR RECONHECIDO
O professor Flávio José Ribeiro de Almeida nasceu em Manhuaçu em 25 de novembro de 1946, filho da professora Ivonne Ribeiro de Almeida e do expedicionário José Almeida da Silva.
Estudou no Grupo Escolar Monsenhor Gonzalez, na Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho e no Colégio Evangélico de Alto Jequitibá. Em Caratinga, fez a primeira faculdade e concluiu a licenciatura em Matemática, Física e Desenho.
Mais tarde graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo). Ainda cursou a pós-graduação em Matemática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o curso de extensão em Administração pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.
Com sua trajetória sempre ligada à educação, Flávio Almeida atuou no magistério durante 34 anos na Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, por dez anos no Colégio Tiradentes da Polícia Militar, na Escola do Futuro e na Fadileste.
Casado com Beatriz Almeida e pai de dois filhos, Flávia e Guilherme, o professor Flávio Almeida também integrou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) da Secretaria de Estado de Educação.
Na música, Flávio Almeida foi destaque como guitarrista solo do famoso conjunto Almeida Boys, entre 1967 e 1970. Na área cultural, desde o ano passado integra a Academia Manhuaçuense de Letras ocupando a cadeira número 6, cujo patrono é o Expedicionário José Almeida da Silva.
Flávio Almeida e sua companheira e também educadora Beatriz Almeida foram pioneiros no ensino particular em Manhuaçu. Em 1992, quando não se pensava na oferta de cursos particulares, que ele e Beatriz lançaram o primeiro Curso de Português e Matemática de toda a região.
O sucesso da iniciativa foi tão grande que oito anos depois nascia a Escola do Futuro, abrindo uma nova fase da educação de Manhuaçu. Três anos mais tarde, era inaugurada a Faculdade do Futuro.
Ao longo de sua jornada, Flávio Almeida foi pioneiro no ensino, professor dedicado, mestre dos jovens inquietos e desbravador do desenvolvimento da educação em Manhuaçu.
Por todos esses resultados, a Administração de Manhuaçu aprovou, por unanimidade, a homenagem e o reconhecimento do Município a esse grande educador como Patrono da 35ª Feira da Paz.
Carlos Henrique Cruz