MANHUAÇU (MG) - A Academia Manhuaçuense de Letras será conduzida por uma nova diretoria, para o mandato de 2026/2027. A chapa única foi eleita por unanimidade, em Assembleia Ordinária, realizada no salão nobre da Casa de Cultura “Ilza Campos Sad”, na noite desta quarta-feira,11 de fevereiro. O trabalho foi presidido pelo atual presidente, Dr. Luiz Gonzaga Amorim, que lembrou dos acadêmicos que acreditaram, lutaram para conservar a história sólida da Academia de Letras, os valores, a preservação, o cultivo e a valorização da língua portuguesa e da literatura.
Na oportunidade, o presidente eleito, pastor Sérgio de Oliveira Veiga destacou sua admiração pela instituição desde que chegou a Manhuaçu, o entusiasmo pela cultura e a continuidade do trabalho, com o engajamento de cada membro da academia. Segundo ele, a Academia Manhuaçuense de Letras é algo que o encanto a cada dia e, agora na presidência estará focado para avançar.
Em entrevista, ele disse que foi um dos fundadores da AML em 1992, ocupou a cadeira Nº 21. Após nove anos ausentou e fixou residência em Nova Friburgo (RJ), logo após mudou para a Alemanha, onde permaneceu 14 anos. Retornou para Viçosa, mas decidiu voltar a Manhuaçu e recebeu o convite para a Academia de Letras e passou a ocupar a cadeira Nº14, outrora ocupada pelo professor Iran de Carvalho. Ele ressalta que tudo isso é algo nunca sonhado, e aceitou o desafio depois que foi procurado por colegas acadêmicos, para encabeçar a chapa. “Estaremos nos próximos dois anos trabalhando, para acolher os poetas, escritores, autoridades e a sociedade, para um trabalho profícuo. A gestão 2026/2027 intenciona fortalecer os projetos, buscar parcerias para influenciar a leitura e, a escrita em nossa cidade”, disse o presidente eleito.
Pastor Sérgio Veiga pretende incentivar as escolas conhecerem a riqueza que existe no Palácio da Cultura, além de estabelecer uma parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, para designar funcionários a fim de manter o espaço aberto para visitação, bem como os empresários e as pessoas que gostam da cultura, para estarem cada vez mais perto da Academia de Letras.
A diretoria ficou assim composta
Presidente - Pastor Sérgio de Oliveira Veiga
Vice-presidente - Dr. Fábio Araújo de Sá
Tesoureiro - Marcelo Morais
2º Tesoureiro - Dr. Sérgio Alvim
Secretário - Carlos Henrique Cruz
2º Secretário - Eduardo Satil Alves
Orador - professor Eduardo Portilho
Comissão de Festas
Natália Schettine, Paola Oliveira, Márcia Lacerda, Érica Otoni e Téo Nazaré.
Conselho Fiscal: Luiz Antônio de Assis, Jeremias José Mayrink, Arildo Paulo Viana e Moreira Lopes.
Eduardo Satil/Radio Caparaó

.png)