Portal Caparaó - Fabrício Santos é homenageado em Ouro Preto
Entretenimento

Fabrício Santos é homenageado em Ouro Preto

25/12/2012

O Diretor de Cultura de Manhuaçu, Fabrício Santos, foi homenageado pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM) e pela Secretaria de Cultura Ouro Preto com o Colar Marechal Deodoro da Fonseca. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal Casa da Ópera, no dia comemoração da Proclamação da República.

Fabrício foi indicado a receber a homenagem devido aos trabalhos e projetos de resgate e valorização da cultura em Manhuaçu e no estado. Durante a cerimônia, o Diretor de Cultura recebeu das mãos do Grão-Mestre, Celso Rafael de Oliveira, o Colar Marechal Deodoro da Fonseca, considerada a maior condecoração da Ordem.

Sobre a homenagem, ele diz que ficou surpreso com a indicação. “Em minha opinião, ninguém faz um trabalho como este esperando reconhecimento. Acredito que o sentido desta medalha é a motivação para continuar neste caminho e, ao mesmo tempo, incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Ainda precisamos fazer muito para valorizar a cultura no estado e principalmente em Manhuaçu. Neste tempo em que estive à frente do Departamento de Cultura e da Presidência da ACLA desenvolvi muitos projetos culturais. Agradeço a todos que me ajudaram a pensar, criar e desenvolver cada um deles”, afirma.

Como dirigente da ACLA-MG (Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais), Fabrício Santos ainda prestou homenagem ao Grão-Mestre ao entregar Moção de Congratulação e Aplauso e um troféu em nome da instituição cultural.

Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira

A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira foi fundada por comendadores da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, Ordem Espanhola surgida em 1246. A OCIM desenvolve vários trabalhos sociais e culturais como, por exemplo, a restauração do patrimônio histórico da Estalagem dos Inconfidentes, no sítio São Lourenço da Varginha, em Conselheiro Lafaiete (MG).

A ordem tem como objetivo o estudo e a exaltação dos feitos dos inconfidentes, em especial, seu mártir, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes; a valorização dos sentimentos de liberdade, igualdade e fraternidade entre os povos; apoio à cultura e às campanhas de combate à fome e à miséria, auxiliando ainda diversas entidades filantrópicas através da doação de alimentos, medicamentos e vestuário.

Carlos Henrique Cruz

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.