Portal Caparaó - Painel Cultural discute a República do Silêncio
Entretenimento

Painel Cultural discute a República do Silêncio

26/02/2013 - Atualizado em 26/02/2013 06h19

Aconteceu o primeiro painel cultural promovido pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu.

O painel teve como tema “Café e Cultura” quando se abordou sobre a “República de Manhussu” e contou com a participação do professor e historiador Flávio Mateus dos Santos, autor do livro “A

 

Republica do Silêncio”. Ele trouxe uma visão científica ao painel. O jornalista Lauro Almeida de Moraes abordou o tema no aspecto cultural e a professora Maria Aparecida Sales Franco focou o âmbito turístico.

ENVOLVIMENTO DE TODOS

O painel contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Vários professores estavam presentes e participaram do debate, esclarecendo suas duvidas e buscando a melhor forma para abordar o tema em sala de aula. A secretária municipal de Educação, Gelvania Câmara Marques, esteve presente no evento e falou do plano da Secretaria em tratar o tema “República de Manhuassu” nas escolas municipais e também o desfile cívico do dia sete de setembro.

De acordo com SJ de Moraes, diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Manhuaçu “este foi o ponta pé inicial para a programação que segue durante o ano. Em março, começa o projeto ‘Minas Território da Cultura’, com o primeiro evento agendado para a cidade de Muriaé. Em abril, o evento ‘Musica Minas’ será em Manhuaçu. Outros eventos como o painel acontecerão durante o ano, queremos sim resgatar o assunto ‘República de Manhuassu”.

O professor Flávio Mateus, natural do Distrito de Realeza, município de Manhuaçu, é um especialista no resgate da história local e falou da importância de resgatar a cultura, para a reconstrução da identidade da cidade. Ele também manifestou a alegria de ter seu livro explorado no evento. “Para mim é um grande prazer e uma emoção ter minha obra contribuindo para este evento” – afirmou o professor.

O Prefeito Nailton Heringer falou da importância de Manhuaçu assumir sua identidade histórica, dando assim abertura para o turismo e gerando emprego na cidade. “Como defensor do resgate da história de Manhuaçu, podemos dizer que nós começamos um novo marco culturalmente e turisticamente falando” – conclui o prefeito.

Aletheia Menks - Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.