Portal Caparaó - Carnaval em Manhuaçu terá blocos e cinco shows regionais
Entretenimento

Carnaval em Manhuaçu terá blocos e cinco shows regionais

12/01/2008 - Atualizado em 14/01/2008 20h16

Campos Júnior apresentou algumas propostas, como a unificação das baterias, a inovação na formação de blocos e abadás. Campos Júnior argumenta que a intenção é retomar a cultura passada para atrair as pessoas à avenida, como acontece em algumas cidades vizinhas, onde há blocos desfilando e mostrando o que sabem. “Não temos como seguir as festas de Salvador ou do Rio de Janeiro, por isso propusemos a mudança para um modelo que tem dado certo em Minas Gerais”, explicou.

Após as explicações, os representantes votaram pela modificação do modelo de carnaval em Manhuaçu. Ficou definida a união em um bloco único dos integrantes das escolas Petrina, Santana, Santa Luzia e São Vicente, ficando a do Coqueiro incumbida de decidir com sua diretoria até a próxima terça se participará da união das escolas neste grande bloco.

“Ficou definido também que estas escolas formarão também uma bateria única, mantendo esta tradição, que puxará o bloco em alguns dos dias da programação, que contará também com carros-trio tocando sucessos atuais e clássicos do carnaval para puxar o bloco. A expectativa é que dessa forma será formada a maior bateria da história do carnaval de Manhuaçu, com mais de 200 integrantes”, afirmou. 

O nome escolhido para o mega bloco é "Galera do Mé-Açú". Serão confeccionadas 1.000 camisas pela prefeitura para apoiar a novidade. Um conselho, formado por integrantes das antigas escolas ajudará na administração do bloco. Os recursos sendo gerenciados pelo departamento de cultura, que os reverterá em maiores investimentos para o bloco. O porta-voz do conselho é o carnavalesco Carlos Roberto Costa, o Carlin Ratinho.

A Prefeitura de Manhuaçu autorizou a compra de materiais de reposição para as baterias das escolas.

DESFILE DA ESCOLA DA MATINHA

Os representantes da Matinha optaram por não aderir ao Bloco, contudo a prefeitura garantiu-lhes o direito de fazer a festa no modelo que preferiram, com alas, carros alegóricos e fantasias. “Todas as solicitações foram atendidas, sendo garantidos a escola igual investimento do ano anterior, reposição de peças para bateria, compra de materiais e tecidos para fantasias e alegorias”, afirmou. A escola desfilará na parte da tarde da terça-feira de Carnaval, 5 de fevereiro.

PROGRAMAÇÃO

Segundo Altair Campos Júnior, foi definido com o Prefeito Sérgio Breder a nova programação com o objetivo de que seja feita uma festa que venha resgatar a cultura popular e que seja da vontade de todos. Já está acertado que durante os dias de carnaval, várias bandas estarão animando os foliões que estiverem no centro da cidade. “Serão cinco bandas que vão abrilhantar a festa de carnaval para a juventude manhuaçuense”, destaca o diretor. 

Um palco expressivo será montado na praça Cinco de Novembro. Um amplo planejamento está sendo executado pela Polícia Militar para o carnaval da região. A programação completa será divulgada na próxima semana.

OUTROS BLOCOS

O diretor de cultura explica que há interessados da iniciativa privada em formar mais blocos no carnaval de Manhuaçu com venda de abadás para desfile com segurança até a praça central, como também ocorre em outras cidades. Segundo ele, interessados devem procurar o departamento para facilitar a organização e fazerem parte da programação.

“Ficou acertado que os blocos organizados terão área especial separada para assistirem aos shows durante o Carnaval de Manhuaçu, que é aberto a toda população da região”, destacou.

Coordenada pelo Diretor de Cultura Altair Campos Júnior, a reunião teve a presença de Marcos Vinícius e Heverton Rosa - representando a escola do São Vicente, Cristiano Marcos - representando a escola do bairro Santana, Paulo José Vieira - representando a escola da Petrina, Felipe Magno e Carlos Roberto Costa - representando a escola de Santa Luzia, Terezinha Marques Oliveira - representando a Escola Coqueiro, Ilton de Oliveira - representando a escola da Matinha.

Eduardo Satil - 12/01/08 - 08:49 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.