Portal Caparaó - Caminhada abre a Semana da APAE em Manhuaçu
Geral

Caminhada abre a Semana da APAE em Manhuaçu

21/08/2015 - Atualizado em 21/08/2015 14h58

MANHUAÇU (MG) - Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21/08, a caminhada promovida pela APAE de Manhuaçu para marcar a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla/2015, que tem como tema “Inclusão se conquista com autonomia”.

A APAE de Manhuaçu está presente no município há 40 anos de forma atuante na luta da defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla e contribui para uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Segundo o Presidente Luiz Carlos de Carvalho, a programação tem várias atividades até o dia 28, mas a caminhada foi especial para chamar a sociedade ao tema deste ano. “A importância da discussão do tema da Semana Nacional /2015 é justamente a proposta de que a autonomia é um grande passo para a inclusão. A autonomia é ter o seu direito de escolha, de autogerir e que as pessoas com deficiência são capazes para isto. Por isso, inclusão se conquista com autonomia”, defende.

Luiz Carlos de Carvalho lembrou que o movimento apaeano está completando 60 anos no Brasil e a trajetória das Apaes desde a sua fundação, começou lutando contra a exclusão, depois pela integração e agora luta pela verdadeira inclusão.

Ao longo dessa semana nacional, as  2.144 Apaes de todo o Brasil se mobilizam na luta dos direitos destas pessoas e que a inclusão deve ser realizada já desde os primeiro passos,  até a terceira idade.

TEMA DO ANO

A inclusão, como discurso, invadiu a sociedade e, atualmente, vem sendo utilizada nos diversos contextos como forma de referir-se à justiça social e à cidadania e aos benefícios de populações submetidas a prejuízos resultantes de práticas excludentes vivenciadas e de privação da convivência social.

De formas muitas vezes desumanas e indignas, pessoas com deficiência tiveram o acesso aos direitos sociais negados e comprometendo, ao mesmo tempo, o exercício dos deveres cidadãos, como votar, participar de processos decisórios quando da discussão e formulação de documentos de interesse público e outros.

Uma situação que não se restringia, evidentemente, a um ou outro cidadão, mas a vários, por questões étnicas, de sexo, linguísticas, por deficiência e outros.

São conhecidas as condições que geraram a precarização de suas vidas, marginalizadas da convivência social e do acesso aos diferentes bens materiais, sociais à cultura, às politicas sociais, à distribuição de renda, e outros, os quais todos têm direito de usufruirem. Na análise de tal situação em cada realidade ou município no País, os acontecimentos e relações socioatitudinais acontecem de diferentes formas e as pessoas em situação de deficiência vivenciam cotidianas experiências as mais diversas, assim como, costumes e condições de vida, e o comportamento do meio social em relação a elas. Embora no âmbito do direito, leis e documentos similares sejam de cunhos iguais para todos, podem ocorrer diferentes formas da aplicabilidade e observância, com reflexos na inclusão, na educação, na saúde, no trabalho, na família ou nos diversos espaços e eventos sociais.

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla trabalha para selar o compromisso de atuar pelas conquistas de um novo cenário político e social a essas pessoas, suas famílias e a toda a sociedade. A eliminação de barreiras sociais, uma das metas da inclusão social, constitui-se em elemento chave para a equiparação de oportunidades, decorrendo na conquista da autonomia e independência.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.