Portal Caparaó - André Farrath recebe a Medalha da Inconfidência em Ouro Preto
Política

André Farrath recebe a Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

22/04/2008 - Atualizado em 25/04/2008 00h17

"Estamos extremamente honrados e sensibilizados com a distinção do governador Aécio Neves, ao conferir-nos a mais alta condecoração mineira, a Medalha da Inconfidência, numa demonstração de apreço à nossa pessoa e inequívoco reconhecimento ao trabalho desenvolvido na ACIAM e na ASCON em favor da comunidade de Manhuaçu e da região", afirmou.

Para o homenageado "a honraria deve ser compartilhada com toda a equipe e a comunidade, pois os resultados positivos alcançados são fruto do esforço e da valorosa participação de todos". André Farrath foi um dos fundadores e presidente da Associação de Contadores e depois foi eleito presidente da Aciam, onde cumpre o segundo mandato. Nas duas entidades, liderou campanhas e ações de cunho social com resultados positivos junto a comunidade de Manhuaçu.

Criada pela Lei nº 882, de 28/07/1952, no governo de Juscelino Kubistcheck, a Medalha da Inconfidência é a mais alta condecoração concedida pelo Governo de Minas e visa "distinguir todos aqueles que, de maneira excepcional, tenham contribuído para o prestígio e a projeção da terra mineira".

Durante a cerimônia, foram agraciadas com a Medalha da Inconfidência 254 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Além de Farrath, os deputados federais Paulo Abi Ackel e Mário Heringer também foram homenageados. O presidente em exercício, José Alencar, recebeu do governador Aécio Neves o Grande Colar, comenda dedicada exclusivamente a chefes de Estado.

EMOÇÃO

A emoção marcou o encerramento da Semana da Inconfidência. Mais de 3 mil pessoas assistiram de perto a tradicional solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência realizada pelo Governo de Minas para comemorar o Dia de Tiradentes. Este ano, a cerimônia homenageou os 20 anos da Assembléia Nacional Constituinte e da Constituição de 1988, momento marcante da história política brasileira, e fez um tributo emocionante à liberdade, um dos principais anseios dos inconfidentes mineiros.

Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi quando a cantora mineira Marina Machado cantou o Hino Nacional à capela. Simultaneamente, em três telões, era exibido um vídeo com imagens de momentos importantes da política brasileira desde o fim da ditadura militar, o Movimento Diretas Já, a Morte de Tancredo Neves até a promulgação da Constituição Federal de 1988.

IDEAL DE LIBERDADE

A cerimônia teve como orador oficial o presidente da República em exercício, José Alencar. Também discursou na Praça Tiradentes o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo. Em seu discurso, o governador Aécio Neves ressaltou a importância do ideal de liberdade e destacou que o maior desafio e fazer com que a democracia se estenda a todos os brasileiros.

“Nosso desafio de hoje é fazer com que os bens mais essenciais da nossa jovem democracia se estendam a todos os brasileiros. A todos, sem exceção. E só o faremos quando formos capazes de, uma vez mais, nos aglutinarmos, como ontem, em torno de causas comuns como aquela grandiosa causa da liberdade”, disse.

Após o discurso do governador, do alto de um placo montado aos pés do monumento a Tiradentes, no meio da praça, o ator Thiago Lacerda declamou o poema “Estatuto do Homem”, do escritor Thiago de Mello, em uma emocionante homenagem à liberdade.

Ao final da solenidade, quatro cantores mineiros interpretaram canções que marcaram momentos da política brasileira.   Carlos Henrique Cruz - Com informações da Agência Minas Fotos Carlos Henrique / Omar Freire - Lúcia Sebe e Wellington Pedro (Agência Minas)  22/04/08 - 14:23 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.