MANHUAÇU (MG) - Balanço final da Operação Natalina da Polícia Militar mostra uma redução de 40% nos furtos e 37% nos roubos e crimes violentos em Manhuaçu. A estatística foi divulgada pelo comando da 72ª Companhia de Polícia Militar.
Realizada durante todo o mês de dezembro, a operação foi organizada garantir a segurança e a tranquilidade no centro comercial, Coqueiro e região da Baixada em Manhuaçu.
A estratégia foi um reforço no policiamento com o emprego dos militares da área administrativa e da banda de música do 11º Batalhão. O efetivo complementou o trabalho desenvolvido pelos policiais militares que já atuam rotineiramente no patrulhamento da cidade.
De acordo com o comandante do 72ª Companhia de Polícia, responsável pelo policiamento na cidade, capitão Aguinaldo Schuab, o resultado foi excelente. “Resultado muito positivo. Tivemos uma redução em Manhuaçu da ordem de 40,7% nos furtos, enquanto nos crimes violentos, a queda foi de 37,5%, em comparação ao mesmo período de 2014”.
Capitão Schuab contou que foi priorizado o policiamento a pé, com realização de ações interativas e informativas, além da distribuição de informativos com dicas de segurança. “Recebemos um apoio muito importante do comando do 11º Batalhão de Polícia Militar com os policiais da área da administração, da banda de música e os policiais que já atuam no policiamento das ruas da cidade. A queda nos índices criminais confirma que a operação Natalina deu certo e atingiu os resultados”, pontua.
Segundo o oficial, havia duplas de policiais em pontos estratégicos e ainda houve a participação ativa do patrulhamento com motocicletas, que deu maior mobilidade aos policiais, especialmente no trânsito intenso do final de ano.
O capitão Schuab ainda agredeceu a participação dos comerciantes, das entidades que representam o comércio, como CDL e ACIAM, o Consep e a todos que integram a chamada rede de comércios protegidos, já que as informações também fluíram e ajudaram a atuação dos militares.
Além de Manhuaçu, o balanço da região de 24 municípios do 11º Batalhão de Polícia Militar também apresentou redução: menos 28% nos crimes de furto e queda de 13,3% nos crimes violentos.
FÉRIAS
Com o término de uma operação, a Polícia Militar já desencadeia as ações das chamadas “Férias Seguras”. Agora, ao invés do comércio, o foco é nas residências.
“Estamos iniciando com orientações para quem for viajar que peça ajuda do vizinho ou familiares e amigos para observarem a casa e verificarem qualquer situação suspeita. A PM também vai focar operações e patrulhamento nos bairros residenciais para prevenir crimes dessa natureza, mas é importante o apoio de cada morador. A vizinhança também deve participar, inclusive, através das Redes de vizinhos protegidos que já foram criadas”, detalha o comandante do policiamento em Manhuaçu.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br