Portal Caparaó - Eleições 2008: Convenções acontecem até segunda
Política

Eleições 2008: Convenções acontecem até segunda

26/06/2008 - Atualizado em 27/06/2008 18h00

"Política é como nuvem", frase bem mineira que alguns atribuem a Magalhães Pinto, outros, a Tancredo Neves, reflete bem o momento político de Manhuaçu. Como nos dias atuais. Em ano eleitoral, o que foi dito ontem já não pode ter mudado hoje e, possivelmente, o que está sendo acertado hoje, amanhã será outro dia. Uma coisa apenas é certa: o prazo para as convenções termina na segunda-feira. A espera está perto do fim.

A semana foi movimentada nos bastidores da política municipal. Tem muita gente se encontrando meio que às escondidas para tentar alinhavar acordos e definir o quadro sucessório de Manhuaçu. Enquanto alguns buscam entendimentos na eleição de prefeito e vice, há partidos fazendo contas para tentar a melhor coligação. Antes de pensar em quem serão os vereadores, as coligações precisam atingir cerca de 4.000 votos. O cálculo é que a legenda fique entre 4.000 e 4.500 votos para se ter direito a uma vaga na Câmara de Manhuaçu.

SITUAÇÃO

A espera está perto do fim. O Prefeito Sérgio Breder anuncia ainda esta semana se será realmente candidato à reeleição. As convenções dos quatro partidos de sustentação ao governo PPS, PSB, PSDB e PSL foram marcadas para segunda (30) na Câmara Municipal. O nome do vice também deve sair desse grupo composto por opções como os ex-secretários Adejair Barros (Obras) e Geraldo D´Ângelo (Administração) e o diretor do Saae Gentil Pazeli, além dos vereadores Maria Imaculada Dutra e Toninho Gama.

Embora tenha essas várias opções, o ex-secretário Adejair Barros, companheiro político e amigo pessoal de Sérgio Breder, é tido como a principal possibilidade na composição da chapa como vice.

Com várias opções e ainda o namoro de outros grupos, o prefeito Sérgio Breder pode definir sua chapa eleitoral até o último momento.

Na segunda, na Câmara, são as convenções do PSB, PSL, PSDB e PPS.

OPOSIÇÃO

Enquanto o quadro permanece indefinido no Governo, a oposição tem marchado com reuniões e encontros para tentar marcar suas coligações para a disputa majoritária.

O PDT tem o nome de Nailton Heringer lançado como pré-candidato. A bem da verdade o Partido dos Trabalhadores tem João Amâncio (atual vice-prefeito e vereador por vários mandatos) e busca ampliar sua participação. Dorcas de Carvalho também é outra opção que já se candidatou com a estrela vermelha.

Aliados no Governo Federal, o PMDB de João Magalhães e da ex-prefeita Cici Magalhães também pode compor com o PT ou ainda contar com o apoio do ex-prefeito Eduardo Xavier.

O certo é que no domingo estão previstas as convenções do PHS e do Democratas.

Na segunda, o PMDB e PR, PRB, PTC, PTB se reúnem em convenção na Escola Estadual Monsenhor Gonzalez.

PARTIDOS DEMAIS

Ao todo Manhuaçu tem cerca de 20 partidos com condições legais de participarem do pleito de outubro, mas dificilmente haverá mais do que três chapas. Uma eleição envolve gastos elevados e é preciso ter votos para sonhar em ocupar o cargo que administra quase 60 milhões de reais por ano.

Maurício Júnior, que foi candidato a deputado estadual, pode se lançar pelo PRP, enquanto outro advogado, Vinícius de Resende, busca reforço para sua candidatura pelo PMN e pode ter o PRTB em sua base.

Na realidade, essa foi a tônica do encontro da semana passada. Sete partidos fizeram uma reunião para lançar uma terceira via na disputa até o momento polarizada entre os grupos de Sérgio e Cici. A expectativa é reunir muitos dos pré-candidatos em uma chapa, que já tem nome: “Mudança já”.

No dia 30 de junho, muitos dos que sugeriram entrar na disputa vão acertar mesmo é sua participação em coligações com grupos mais estruturados.

VEREADORES

Como ao que tudo indica, a Câmara continuará com dez vagas para o ano que vem. Os interessados em se candidatar a vereadores agora começam a decidir se vão enfrentar as urnas.

Antes de pensar em quantos votos acha que tem, o candidato tem que analisar o grupo a que pertence. Dificilmente um partido sozinho consegue 4.500 votos. O numero representa a faixa de corte para ter direito a vagas na Câmara. O cálculo é simples: divide-se o total de votos para vereador pelas 10 vagas. Partido que não atingir isso, está fora e as vagas ficam para os que conseguiram.

É por causa dessa margem alta de votos que muitos grupos estão fazendo contas e vendo com quem vão se aliar. A tendência é uma série de dobradinhas para a Câmara de Manhuaçu.   Carlos Henrique - 08:55 - 26/06/08 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.