Portal Caparaó - Simonésia: Juiz eleitoral alerta candidatos por causa de abusos
Política

Simonésia: Juiz eleitoral alerta candidatos por causa de abusos

14/08/2008 - Atualizado em 17/08/2008 19h08
Nada de festas de aniversários fantasmas, distribuição de churrasco, cachaça e cerveja em barzinho e comitê de campanha funcionando até altas horas. As novas regras são resultado de mais uma reunião da Justiça Eleitoral de Manhuaçu. O encontro com os candidatos das duas coligações de Simonésia foi motivado pela fiscalização sobre os dois grupos. O primeiro problema: os comitês ficam na mesma avenida, um de frente para o outro.   Desde que começou a campanha eleitoral, o juiz Vinícius Ristori reuniu-se com os partidos das seis cidades da Zona Eleitoral de Manhuaçu. Foram acertadas algumas regras gerais, mas o caso de Simonésia acabou motivando uma reunião específica. Sem restringir a existência dos dois comitês de frente um para o outro, o juiz alertou os partidos para o risco que estão correndo. “Eu já tenho pelo menos seis relatos detalhados de situações que não são permitidas promovidas pelos dois grupos. Infelizmente, a existência dos dois comitês frente a frente está por um fio de se tornar um grande problema”, relatou.

No início do encontro, Vinícius Ristori chamou os dois grupos para o consenso. Depois de muita discussão e sem limitar a existência dos comitês, as coligações acordaram em fechar as sedes de campanha às 18 horas. “Os dois grupos tiveram o bom senso de fazer um acordo em que podem continuar trabalhando suas campanhas. A última coisa que a Justiça Eleitoral quer é agir com multas e punições, mas se não seguirem as regras vamos determinar todo o rigor da lei e vamos divulgar isso para que o povo saiba quem está descumprindo”, alertou o juiz.

PINGA E CERVEJA

Outro aviso que o juiz reforçou com os dois grupos políticos é a distribuição de vantagens aos eleitores. As coligações admitiram que depois da abertura dos comitês, foram instalados churrasquinhos junto às concentrações.

O juiz lembrou que, além de não ser permitida a entrega de vantagem aos eleitores, como uma dose de pinga, uma cerveja ou um churrasquinho, as provocações podem acabar terminando em tumultos e tragédias por conta daquelas pessoas que se excedem na bebida.

Dr. Vinícius Ristori deixou claro que já existem informações com nomes e detalhes desse tipo de prática em Simonésia.

ANIVERSÁRIOS FANTASMAS

Sobre as festas de aniversário, o juiz foi taxativo. Ele determinou que parem de fazer as comemorações “fantasmas”. A Justiça Eleitoral já sabe que estão sendo promovidas festas para aniversariantes na casa de políticos e aliados regadas a muitas guloseimas e com direito até a adesivo de candidato na camisa.

“Festa de aniversário é uma comemoração particular, mas do jeito que está não dá. Uma pessoa que ganha salário mínimo promovendo os maiores festões com candidatos e transformando em palco político, está visível que o objetivo é outro. Serão todos punidos na forma da lei”, avisou.

Participaram da reunião os candidatos Marinalva Ferreira e seu vice Geraldo Terra (Trabalho e Solidariedade) e Antônio Jacó e seu vice Felipe Desidério (Juntos pelo contínuo progresso de Simonésia), além de assessores dos dois grupos.

Carlos Henrique Cruz - 14/08/08 - 20:45 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.