Portal Caparaó - Abertas as inscrições para Workshop Prevenção de Quedas de Idosos
Geral

Abertas as inscrições para Workshop Prevenção de Quedas de Idosos

15/08/2019

MANHUAÇU (MG) - A Unimed Vertente do Caparaó está com as inscrições abertas para o Workshop Prevenção de Quedas para idosos. Evento acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, no Espaço Viver Bem, localizado no primeiro andar do escritório administrativo da Unimed.

No Brasil, cerca de 30 a 60% dos idosos caem ao menos 1 vez por ano e o risco de cair aumenta com o passar dos anos. Ironicamente, as quedas nos domicílios são as mais frequentes. Qualquer pessoa corre o risco de cair, mas quais seriam as consequências desta queda para o idoso?

Sabe-se que o processo de envelhecimento traz consigo mudanças fisiológicas que tornam o indivíduo mais vulnerável a situações de saúde desfavoráveis e, consequentemente, às lesões decorrentes de uma queda. A presença de doenças crônicas não transmissíveis nesta população associada ao declínio funcional natural da idade torna a queda um evento potencialmente perigoso.

Além disso, a reabilitação de uma lesão grave (exemplo: fratura, traumatismo craniano) causada por uma queda pode ser demorada, e o prolongamento da imobilidade e de uma internação pode levar a complicações mais graves como o tromboembolismo venoso, úlceras de pressão e incontinência urinária, risco para infecções, entre outros.

Estilo de Vida Saudável

Preocupada com este cenário, a Unimed Vertente do Caparaó realizará nos próximos dias 20 e 21, um workshop sobre a prevenção de quedas, abordando entre outros assuntos os fatores de riscos que podem proporcionar a queda de idosos dentro de casa e as medidas a serem tomadas caso isso ocorra.

“Muitas vezes nem percebemos que o ambiente ao nosso redor pode facilitar um episódio de queda, como: iluminação inadequada; superfícies escorregadias; tapetes soltos; presença de degraus altos ou estreitos; obstáculos no caminho (móveis baixos, pequenos objetos, fios, animais de estimação); ausência de corrimãos em corredores e barras de apoio no banheiro; prateleiras, cadeiras e camas excessivamente baixas ou elevadas; roupas e sapatos inadequados; via pública mal conservada com buracos ou irregularidades e órteses inapropriadas”, explica o Médico Ortopedista Gulivert Oliveira.

A programação conta com palestras, orientações e uma roda de conversa muito divertida relacionada ao tema. “Teremos palestras com médicos nas especialidades de clínico e geral e ortopedia, além de profissionais da saúde falando sobre prevenção, tratamento, reabilitação e atividades físicas. Também vamos tratar um pouco sobre a adequação do ambiente dentro de casa para evitar quedas e facilitar a acessibilidade e a locomoção do idoso dentro do lar”, disse Josiane Fernanda Coordenadora do Espaço Viver Bem

Tratando-se de que a queda ocorre principalmente em ambiente doméstico, podemos preveni-la com simples medidas que possam facilitar a execução de atividades diárias dentro de casa.

O workshop é gratuito e poderão participar beneficiários ou não da Unimed, com idade igual ou superior a 60 anos.

Entre em contato e faça sua inscrição. - Espaço Viver Bem – Unimed Vertente do Caparaó - Rua Maestro Filomeno dos Santos, 109 – Centro – Manhuaçu (MG) - (33) 3339-4410

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.