Portal Caparaó - Aécio Neves garante ajuda para Manhuaçu
Política

Aécio Neves garante ajuda para Manhuaçu

08/01/2009 - Atualizado em 11/01/2009 20h20

O Governador Aécio Neves visitou algumas áreas afetadas pela enchente em Manhuaçu na tarde desta quinta-feira. Acompanhado do prefeito Sergio Breder, do presidente da Câmara Toninho Gama e dos deputados Paulo Abi-Ackel, Sebastião Costa, Mário Heringer e o secretário de Assuntos Municipais de Belo Horizonte Mário Assad Júnior, além de prefeitos de dez cidades da região e vereadores, ele percorreu alguns pontos da cidade e participou de um ato no Paço Municipal. Sérgio Breder entregou um relatório fotográfico dos estragos e uma solicitação da Aciam em nome dos empresários.

Durante entrevista ao chegar de helicóptero ao estádio JK, ele anunciou as medidas tomadas pelo Estado. “Estou solicitando aos prefeitos de todas as cidades atingidas que, ainda no mês de janeiro, façam os relatórios dos danos das suas cidades e enviem ao Governo do Estado para que nós possamos fazer convênios que possibilitem rapidamente a recuperação de vias, pontes, enfim, das áreas afetadas. E a prioridade será dada aos municípios que estejam com as suas coordenadorias de Defesa Civil funcionando. É um apelo que eu tenho feito a todos os municípios mineiros”.

Aécio frisou que o período de chuvas ainda não terminou e é fundamental que as coordenadorias municipais estejam funcionando. “Já determinei a Secretaria de Obras do Estado que reserve recursos da ordem de R$ 30 milhões para um primeiro socorro aos municípios atingidos. E hoje em Manhuaçu, quero aqui in loco, ver os estragos para que as providências sejam tomadas o mais rapidamente possível”.

Segundo o governador, dos 853 municípios cerca de 600 municípios têm formalmente as suas coordenadorias criadas, mas na verdade, menos de 150 em funcionamento. “A daqui de Manhuaçu funciona e funciona bem. Portanto, é fundamental e tenho dito que a prioridade de transferência de recursos será dada aos municípios que tenham as suas coordenadorias em funcionamento. Portanto, que quero aqui reiterar: já está aberta no BDMG, uma linha de crédito de até R$ 50 milhões para as pequenas e médias empresas para que possam rapidamente retomar os seus negócios”.

No final da visita, o Prefeito Sérgio Breder e o Presidente da Câmara e da Aciam Toninho Gama entregaram um relatório fotográfico e uma série de solicitações da classe empresarial. A prefeitura também encaminhou pedido de recursos para obras estruturais na cidade, como contenção de encostas, recuperação de vias e outras áreas afetadas.

A ONG Pró Rio Manhuaçu entregou um relatório detalhado sobre a questão do rio Manhuaçu, baseado no estudo de técnicos da UFMG e da UFV.

Carlos Henrique Cruz e Jailton Pereira - 22:24 - 08/01/09 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.