Portal Caparaó - Torneio Interestadual Escolar de Xadrez é promovido em Manhuaçu
Esportes

Torneio Interestadual Escolar de Xadrez é promovido em Manhuaçu

04/09/2019 - Atualizado em 04/09/2019 17h19

MANHUAÇU (MG) - O domingo, 01/09, em Manhuaçu, começou com muita disputa por parte dos jovens que participaram do Torneio Interestadual de Xadrez Escolar, realizado no Colégio Tiradentes.

Cerca de 35 jovens encararam uma viagem de não menos que 150 km para prestigiar o evento que faz parte do projeto para fortalecer o Circuito Manhuaçuense de Xadrez, que teve sua primeira edição em 2018.

Para esse ano o torneio escolar foi desvinculado do torneio absoluto (adulto) para que os jovens pudessem ter um evento próprio.

A categoria Sub 12 masculina e feminina tiveram seus ilustres medalhistas:  Edson Francisco foi o medalhista de ouro seguido de Gabriel Sangy (prata) e Samuel Gonçalves (bronze), primeiro e terceiro lugares para Mutum, para orgulho da professora Franciane e segundo lugar para  Martins Soares pelo aluno do professor Diógenes. Alunos que representaram as escolas estaduais Alzira Francisca Pereira e de Martins Soares.

Assim também representados na categoria feminina com Maira Siqueira (ouro/Mutum), Amanda Raissa (prata/Mutum) e Pamela Fagundes (bronze/Martins Soares).

A categoria Sub 15, buscou equilibrar a força entre as escolas que disputavam rodada a rodada a primazia da estratégia no tabuleiro com objetivo de ter a sua escola representada no pódio. Nessa disputa, sobressaiu o prodígio jovem Willian Junior de Martins Soares que se sagrou medalhista de ouro com apenas meio ponto à frente do forte adversário Heitor Abib (prata) de Varre-Sai RJ e do não menos excepcional jogador de Bom Jesus do Norte-ES, Gabriel Urubatan (bronze).

Na categoria feminina não foi diferente onde tivemos como destaques Anita de Souza (ouro) Varre-Sai RJ, Lais Naiara (prata) Mutum MG e Barbara Kelly (bronze) Manhuaçu MG. Barbara é aluna do Colégio Tiradentes.

Na categoria Sub 18, a força dos alunos da cidade de Varre-Sai RJ sobressaiu aos demais, projeto do professor José Carlos Monteiro (Pará) que desenvolve o xadrez nas escolas daquele município, obteve ótimos resultados, na masculina Douglas José (ouro) e Henrique Ferreira (prata) fizeram a dobradinha para o estado fluminense, enquanto Jones Urubatan (bronze) garantiu a cidade de Bom Jesus do Norte no pódio, para orgulho do professor Urubatan Rabelo.

Na categoria feminina Meirieli Pimentel (ouro) e Lohainy Salino (prata), fecharam com chave de ouro a participação da cidade de Varre-Sai, tendo Jéssica Ventura (bronze) fechado o pódio para a cidade de Martins Soares.

Escolas representadas no torneio Colégio Tiradentes, Colégios Coração de Jesus/RJ, Elidio Moraes/RJ, Miguel Couto/RJ, Escola Estadual Alzira Francisca Pereira MG e Escola Estadual de Martins Soares/MG e Escola de Xadrez Expedicionário Bom Jesus do Norte/ES.

Agradecimentos ao Colégio Tiradentes de Manhuaçu pela cessão do local, na pessoa do Diretor pedagógico Agildo, Drogaria do Vicente (Martins Soares) pelo patrocínio, aos professores Urubatan, Diógenes, José Carlos (Pará) e professora Franciane que acreditaram no projeto e competiram com desenvoltura o torneio, e principalmente aos veículos de comunicação da imprensa que divulgaram o torneio.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.