Portal Caparaó - Prefeito eleito de Manhumirim quer parcerias e eficiência na gestão pública
Política

Prefeito eleito de Manhumirim quer parcerias e eficiência na gestão pública

18/12/2020 - Atualizado em 18/12/2020 19h12

MANHUMIRIM (MG) - Serginho Borel foi eleito prefeito de Manhumirim para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, teve 34,65% dos votos (4.153 votos no total). A eleição em Manhumirim teve 24,63% de abstenção, 1,63% votos brancos e 3,54% votos nulos.

Serginho Borel tem 40 anos, trabalhava no açougue de um supermercado e é vereador em seu segundo mandato. O vice é Sebastião Tristão, do PTB, que tem 74 anos, e já foi vice-prefeito outras duas vezes e também já ocupou uma vaga no Poder Legislativo.

Os dois fazem parte da coligação Unidos Por Manhumirim, formada pelos partidos REPUBLICANOS, MDB, PSB e PTB. O radialista Geraldo Júnior entrevistou os eleitos nas Rádios Manhumirim AM 780 e Terra FM.

Além de agradecer a população pela vitória nas urnas, Serginho Borel conta que sua decisão de se candidatar foi resultado do clamor popular e do incentivo de vários amigos. “Sei que o desafio é muito grande e vejo que as necessidades são muito grandes. Como vereador sempre zelei pela honestidade e transparência, mas via que era preciso fazer mais. Recebi apoio e incentivo de muitas pessoas de bem. Conversei com amigos, família e decidi lançar o meu nome. Graças a Deus e ao voto da população, vencemos e vamos trabalhar muito”, afirmou.

O vice-prefeito eleito Sebastião Tristão também demonstrou sua gratidão a Deus e a todos os eleitores que confiaram nele e no Serginho essa missão de servir a população. “Desde os meus conhecimentos no Lions Clube, do qual sou membro há vários anos, meu ideal é servir. O Sergio é honesto e correto e comungamos o mesmo ideal que é fazer o melhor pela nossa sociedade”, afirmou.

POSTURA

Na entrevista, o prefeito eleito comentou o momento tumultuado do mandato que está se encerrando. Foram duas CPIs, denúncias e ações no Judiciário. O prefeito foi afastado e o vice está concluindo a gestão.

Serginho Borel afirma que leva para o Executivo a sua forma de trabalhar. “Quero zelar pela lisura e transparência. Os vereadores eleitos e reeleitos, quando o projeto for de benefício para o Município, serão favoráveis. Vamos dar condições para os vereadores exercerem o trabalho deles que é fiscalizar. A gente tem que ser fiscalizado mesmo. Muitas das vezes comentei, na campanha, que quero pessoas ao meu lado que possam me orientar. Tenho a responsabilidade de que todos os atos sejam praticados dentro da legalidade. Não vou fugir dos meus princípios de transparência e legalidade. Trabalhando certo, dentro da lei, não temo”.

O novo prefeito quer trabalhar em harmonia entre os Poderes para que o Município ganhe. Ele também anunciou que as licitações da Prefeitura serão transmitidas ao vivo para que toda a população acompanhe.

A nova gestão irá realizar uma auditoria para verificar todo o quadro da prefeitura. “Não é para perseguir, mas sim dar transparência ao governo. Será realizada uma auditoria e protocolado o resultado na Câmara Municipal e no Poder Judiciário”, afirmou.

PROJETOS

Ao falar da futura gestão, Serginho Borel ressaltou que o produtor rural é esquecido pelo poder público muitas das vezes. “A maior fonte de receita do município é o café. Ele fomenta os demais segmentos da economia. Ao valorizar o produtor rural, estaremos ajudando a população como um todo”, destacou.

Ele ressaltou que não fez nenhuma promessa mentirosa para ganhar voto. Garantiu também que percorreu quase a totalidade da zona rural e as casas na zona urbana. Ouviu as reivindicações e que um dos maiores pedidos é o calçamento de pontos críticos em estradas na zona rural. “Vou lutar para que possamos conseguir recursos para fabricar os bloquetes na prefeitura e realizar os calçamentos em mutirão com as comunidades. Quero também atender algumas demandas como quadras que precisam ser recuperadas nas comunidades rurais”.

Ainda dentro dos projetos, a maior bandeira é a estruturação da saúde municipal. Ele também admitiu as dificuldades para a reativação da Maternidade do Hospital Padre Júlio Maria. “Meu maior sonho é que seja reativada, mas prometer eu não faço. O hospital tem uma estrutura excelente e o que pudermos unir forças para beneficiar a comunidade de Manhumirim, vamos buscar fazer. Nosso objetivo é Manhumirim. Vou lutar para que aconteça”.

O prefeito também pediu a compreensão do povo de Manhumirim. “Nos primeiros meses não tem como resolver tudo. A saúde é o pilar de nossas vidas. Educação tem um grande desafio com a questão da pandemia. Quero pedir a população para ter compreensão e garanto que vamos buscar soluções dentro dos quatro anos de mandato. Vamos lutar para resolver o mais rápido possível”.

EFICIÊNCIA

O governo será formado por pessoas competentes com o objetivo de fazer o melhor para a população. Segundo o prefeito eleito, a eficiência na aplicação dos recursos públicos, a transparência, a honestidade e o respeito no atendimento às pessoas serão as bases do Governo 2021-2024.

Todas as pessoas que forem integrar nossa equipe que não tiverem o rendimento esperado serão substituídas. A prefeitura é uma empresa com o objetivo de atender a população. “O dever do gestor é fazer a coisa certa. Vamos dar condições de trabalho para poder cobrar. Não vou perseguir servidores, mas também irei exigir resultado e vamos buscar os meios legais para demonstrar eficiência. A empresa tem que render. Eu quero dar condições, motivação e incentivo para que os servidores façam o melhor para o município. Os servidores são pessoas idôneas e querem o melhor para o município”.

EMPRESAS E EMPREGOS

As pesquisas eleitorais, apontaram o tema emprego como uma das demandas mais fortes da população de Manhumirim. O Prefeito eleito Serginho Borel afirma que primeiro vai valorizar e fazer parcerias com as empresas já existentes. “Temos pequenas empresas que se tiverem apoio, capacitação e incentivo podem crescer. Vamos reunir com os empresários. Estudaremos uma forma de incentivar as empresas. O município poderá abrir mão de impostos e criar incentivos. O que for necessário, dentro da legalidade, a prefeitura vai buscar fazer”.

O futuro chefe do Executivo admitiu que buscará parcerias com a ACIAMA, a ACIAMA Mulher e outras entidades e instituições e até mesmo com a antiga guarda-mirim num programa de jovens aprendizes.

Carlos Henrique Cruz - com informações da Rádio Manhumirim

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.