Portal Caparaó - Câmara de Manhuaçu aprova cinco projetos de lei em sessão ordinária
Política

Câmara de Manhuaçu aprova cinco projetos de lei em sessão ordinária

07/05/2022 - Atualizado em 07/05/2022 08h09

MANHUAÇU (MG) - A Câmara dos Vereadores de Manhuaçu aprovou em sua 8ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta quinta-feira (05/05), cinco projetos de lei. Presidida pelo vereador Cléber Benfica (PP), a sessão também teve moções, indicações e requerimentos aprovados.

Os projetos de lei aprovados foram os de número 33/2022, 38/2022, 48/2022, 51/2022 e 52/2022. O projeto de lei número 33/2022, de autoria do vereador Juninho Enfermeiro (PSC), institui a Política Municipal de atenção à oncologia infanto-juvenil na cidade. O objetivo é propor uma política de tratamento do câncer em crianças e adolescentes de zero a 19 anos.

O projeto de lei número 38/2022, do vereador Allan do Alaor (PSC), propõe a realização do Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua. A intenção é dar visibilidade à situação dessa população e discutir formas de ressocializá-la. Em sua participação como convidado na sessão, o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Amadeu Caldeira Dutra Brandão, destacou a importância do projeto e a necessidade de um atendimento humanizado para a população em situação de rua.

Já o projeto de lei número 48/2022, de autoria do poder executivo, ratifica o Termo de Coparticipação Socioambiental Agregado Siderúrgico no 048/2022 com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CMVA). O projeto foi aprovado com a inclusão das emendas dos vereadores Administrador Rodrigo (DC) e de Gilsinho (DC) e Juninho Enfermeiro (PSC). As emendas visam tornar mais segura e ambientalmente correta a aplicação do agregado siderúrgico-siderbrita em estradas rurais.

Também de autoria do poder executivo, o projeto de lei número 51/2022 autoriza a abertura de crédito adicional especial ao orçamento geral do município. No valor de R$400 mil, o crédito tem por finalidade a cobertura de despesas da prefeitura.

Com o objetivo de autorizar o poder executivo a pagar gratificação a servidores municipais que atuarem na entrega de guias do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), o projeto de lei número 52/2022 foi outro projeto de autoria do poder executivo aprovado nesta quinta-feira.

Além da aprovação dos projetos de lei, a sessão ordinária da Câmara dos Vereadores deu ciência ao projeto de lei número 50/2022, de autoria do vereador Administrador Rodrigo (DC), que institui o Programa Educação Animal na Escola na cidade de Manhuaçu.

Moções, indicações e requerimentos

A 8ª Sessão Ordinária ainda aprovou uma série de moções, indicações e requerimentos. Ao todo, foram aprovadas 15 moções, 26 indicações e três requerimentos.

As moções são proposições feitas pelo legislativo e que visam manifestar apoio ou pesar a atos, acontecimentos ou pessoas de relevância pública ou social.

Indicações são instrumentos legislativos por meio dos quais a câmara pode sugerir ações do poder executivo em relação a determinados problemas observados no município.

Já os requerimentos têm por objetivo solicitar informações do poder executivo sobre diversos assuntos relacionados à cidade.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.