Portal Caparaó - Secretário da Agricultura reúne-se com representantes do Governo
Política

Secretário da Agricultura reúne-se com representantes do Governo

21/06/2009 - Atualizado em 23/06/2009 08h37

Para viabilizar alguns projetos importantes para o município de Manhuaçu, o prefeito Sérgio Breder acompanhado do Secretário Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Vinícius Resende estiveram na última quarta-feira, dia 17, em Belo Horizonte, em audiência com o Secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho. Também participaram o gerente regional da EMATER-MG, Rômulo Matozinho, o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, Tayron Dayan Gama Rodrigues e o deputado estadual Sebastião Costa. Durante o encontro, o prefeito Sérgio Breder e o secretário de agricultura Vinícius Resende, entregaram algumas reivindicações ao Secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho. Foram apresentados projetos para viabilizar a construção de caixas de retenção para a conservação e melhoria das estradas rurais, fossas sépticas para o tratamento de esgoto das residências no meio rural e o projeto para a  criação de um Parque Municipal. Ainda foi repassado às mãos do secretário de meio ambiente, o diagnóstico e o estudo sobre as enchentes que transbordam o Rio Manhuaçu e as conseqüências sofridas pela população.

A comitiva de Manhuaçu aproveitou também para estabelecer contato com a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, onde foi recebida pelo Secretário-Adjunto, Dr. Paulo Romano. A ele, foi entregue o pedido para a construção do barracão do produtor, melhorias nas estradas rurais do município, construção do porto seco e o tão sonhado CEASA, que já foi prometido várias vezes.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Vinícius Resende a receptividade nas duas secretarias foi calorosa.  Ele conta que foi às reivindicações entregues são viáveis, e serão estudadas com critério nas duas Secretarias de Estado.

Fossas para as famílias rurais

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Manhuaçu, Vinícius Resende classificou de ambicioso o projeto para a construção de 1.500 fossas sépticas, para atender as necessidades das famílias na área rural. Esse projeto, que teve sua primeira etapa implantada na comunidade da Boa Vista(Ponte da Aldeia) em parceria com a EMATER-MG trouxe resultados surpreendentes. E a sua continuidade será fundamental. “O projeto que entregamos ao Secretário José Carlos Carvalho foi elaborado pela EMATER, que levantou inclusive o custo, que será de São R$ 2 milhões. O projeto agradou ao secretário de meio ambiente, e estamos otimistas quanto ao pedido”, frisa Vinícius Resende. Segundo ele, o Secretário José Carlos Carvalho sinalizou como positivo os projetos e prometeu estabelecer uma parceria com o município de Manhuaçu, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

CEASA em Manhuaçu

Aproveitando a oportunidade, a comitiva discutiu com o Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dr.Evandro Oliveira Neiva a viabilidade para se instalar a CEASA e o porto seco em Manhuaçu. Vinícius Resende explica que pretende encarar esse desafio, por considerar que o município agrega muitos valores, principalmente por ser um dos maiores produtores de café a nível regional. “O porto seco é fundamental para o escoamento da produção, e garantir que nossos produtores possam ter facilidade para a comercialização de seus produtos. Voltamos de lá bastante otimistas, e esperamos que em breve muitos projetos sejam viabilizados no município”, ressalta Vinícius Resende.

Eduardo Satil - 21/06/09 - 00:20 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.