Portal Caparaó - Comitiva de Manhuaçu se encontra com Danilo de Castro
Política

Comitiva de Manhuaçu se encontra com Danilo de Castro

21/06/2009 - Atualizado em 23/06/2009 08h38

Reconhecido como referência regional e modelo em gestão estadual, o Hospital César Leite avança no sentido de oferecer atendimentos em procedimentos de alta complexidade na região de Manhuaçu. Em reunião nesta semana, em Belo Horizonte, a instituição pediu o apoio do Secretário de Estado de Governo Danilo de Castro para o credenciamento em novos procedimentos.

Durante a reunião, o Provedor do Hospital César Leite vereador Fernando Gonçalves Lacerda mostrou os números altamente positivos da unidade de saúde. Somente no ano passado, o HCL atendeu mais de 11 mil pessoas, quase a totalidade através do Sistema Único de Saúde (SUS). “A nossa taxa de ocupação chega perto de 90% e somente 1,8% dos casos é que precisam ser transferidos para outras unidades mais avançadas”, afirmou.

O principal ponto da conversa foi essa taxa de transferência. Num exemplo prático, de cada mil pacientes apenas 18 precisam ser transferidos. 16 são por causa de procedimentos da área de cardiologia. “Desse índice de 1,8%, cerca de 90% são de cardiologia - casos de cirurgia ou cateterismo”, explicou. “É por isso que estamos planejando, há quase um ano, implantar o serviço de hemodinâmica. Dessa forma, até mesmo procedimentos de cardiologia serão feitos em Manhuaçu”, antecipou o provedor.

Danilo de Castro ouviu atentamente as explicações da comitiva. Além de Fernando Gonçalves, os vereadores Renato Cezar Von Randow e Toninho Gama, que também são da diretoria do HCL, integraram a comitiva formada pelo Prefeito Sérgio Breder e o Deputado Estadual Sebastião Costa.

“Queremos que o Secretário atue na defesa de Manhuaçu, da região e da causa do HCL”, afirmou o presidente do Legislativo, Toninho Gama. O vereador também expôs a necessidade de novas parcerias entre Governo e o HCL principalmente pela boa administração do hospital, que tem sido referência na região e em Minas.

Para o prefeito Sérgio Breder, a reunião foi muito positiva. “Sentimos uma sensibilidade por parte do Governo em atender as reivindicações da comunidade de Manhuaçu. Participei e garanto toda a ajuda política para que novos investimentos possam ser feitos na área da saúde em nossa cidade”, avalizou.

“O Secretário Danilo de Castro tem sido muito sensível aos problemas de Manhuaçu. Tenho certeza de que irá nos atender e melhorar ainda mais o bom serviço que o HCL tem prestado em nossa cidade”, antecipou Sérgio Breder.

O Secretário de Estado prometeu se empenhar junto ao Secretário Marcus Pestana e ao Governador Aécio Neves para o credenciamento do HCL em novos procedimentos de maior complexidade. Ele também conheceu a proposta de criação do serviço de hemodiálise e elogiou o desempenho do hospital.

Castro lembrou que o HCL é referencia no ProHosp e foi premiado pelo Governo Mineiro em 2007.

O vereador Renato Cezar Von Randow saiu entusiasmado do encontro. “Apresentamos a área de três mil metros adquirida para a construção de um novo complexo do hospital. Com certeza, teremos grande melhorias e empreendimentos para transformar Manhuaçu em referência para procedimentos de alta complexidade. É preciso que todos compreendam que é a região toda a beneficiada, não precisando se deslocar mais para outros centros”, ponderou.

Atualmente, o Hospital César Leite presta atendimento em diversas especialidades para pessoas de 23 cidades da região, além de alguns municípios do Espírito Santo.

Carlos Henrique Cruz - 21/06/09 - 00:19 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.