Portal Caparaó - André Farrath é nomeado Cônsul da Guiné
Política

André Farrath é nomeado Cônsul da Guiné

28/07/2009 - Atualizado em 31/07/2009 09h16

O empresário André Farrath é o novo Cônsul Honorário da Guiné para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. A parceria com o país do continente africano começou há dois anos e agora está sendo efetivada com a instalação de uma representação sediada em Manhuaçu.

A partir de 2006, Farrath começou uma série de negócios e entendimentos com Guiné e outros países da África. O interesse comercial por produtos brasileiros foi a base dos primeiros contatos. “No ano passado, veio o convite para que eu assumisse a representação de Guiné no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais como cônsul honorário”, destacou com satisfação o empresário.

Farrath explica que a sede da representação consular já foi estruturada e agora a implantação depende apenas do Itamaraty. “Nós buscamos aproveitar o corredor estratégico e logístico em que Manhuaçu se insere para justificar a implantação. A cidade tem um potencial incrível de produtos que interessam ao mercado africano”, ressaltou.

Na semana passada, André Farrath se encontrou com o Ministro de Planejamento e Desenvolvimento nas Ações Sociais e Investimentos Públicos da Guiné, Mamadou Max Bangoura e o Conselheiro do Ministério Moussa Kourouma. Eles vieram ao Brasil para conhecer o mercado produtor e estabelecer parcerias de negócios.

Na ocasião, o Embaixador Fodè Torè também anunciou a futura instalação do consulado em Manhuaçu. André Farrath já recebeu o passaporte diplomático e foi reconhecido pelo Governo da Guiné e pelo Itamaraty.

ECONOMIA

A economia da Guiné é diretamente beneficiada pela grande quantidade de minerais presentes em seu território, possuindo um terço das reservas de bauxita já descobertas no planeta, 1,8 bilhão de toneladas métricas de minério de ferro, grandes depósitos de diamante e de ouro e quantidades ainda indeterminadas de urânio.

A Guiné tem também um potencial de crescimento considerável para setores como agricultura e pesca. A terra, a água e as condições climáticas favorecem a agricultura e a agroindústria em grande escala.

A representação no Brasil visa aproximar as relações comerciais entre os dois países. Atualmente, o grupo tem demonstrado interesse em leite em pó, fardamento militar, energia elétrica, tecnologia, composto básico para alimentação infantil e escolar e produtos  alimentares enriquecidos e vitaminados. 

Segundo Farrath, uma nova missão está sendo agendada para a instalação do Consulado e visita a empresas e mercados na região de Manhuaçu. “Tão logo sejam cumpridos os procedimentos finais, a representação consular já poderá ser instalada”, afirma.

Carlos Henrique Cruz - 29/07/09 - 00:35 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.