ABRE CAMPO (MG) - Policiais da 31ª Delegacia de Polícia Civil de Abre Campo concluíram a investigação sobre o vandalismo contra uma estátua e ato obsceno praticados no início do mês na Praça Ita Salgado Madeira, ao lado da Prefeitura Municipal.
Na madrugada de 01/05, o autor de 23 anos quebrou os óculos do monumento com o busto do ex-prefeito Vladimir Rodrigues. Ele ainda teria feito ato obsceno ao expor sua genitália.
O autor foi identificado e outras testemunhas foram ouvidas. Com a conclusão do inquérito, o rapaz foi indiciado por crime de dano qualificado ao patrimônio público e ato obsceno.
A Prefeitura de Abre Campo emitiu nota de repúdio pela ação ilícita que gerou prejuízo aos cofres públicos e também o desrespeito à história do município.
A investigação foi presidida pelo Delegado Breno Barbosa Itamar de Oliveira com sua equipe a Escrivã Jordana Patrícia Pereira Silva de Paiva, e os investigadores João Victor Teixeira Camargos Diniz e Ronaldo de Assis Mamedio.
Leia a íntegra da Nota de Repúdio
O Município Abre Campo vem expressar o mais veemente repúdio ao ato de vandalismo perpetrado contra o busto do ex-prefeito Vladimir Rodrigues.
O vandalismo em qualquer forma é um ato irresponsável e desrespeitoso que não pode ser tolerado em uma sociedade civilizada. O ataque ao busto do ex-prefeito Vladimir Rodrigues é um ultraje à memória de um líder que contribuiu significativamente para o desenvolvimento de nossa comunidade.
A destruição do patrimônio público é uma afronta a todos os cidadãos e prejudica nossa cidade como um todo. Atos de violência e destruição só contribuem para o enfraquecimento da sociedade e para a disseminação do ódio.
Neste momento, expressamos nossa solidariedade à família do ex-prefeito Vladimir Rodrigues e a todos aqueles que admiravam seu trabalho e dedicação à nossa comunidade. Que este incidente lamentável seja um lembrete de que devemos valorizar o respeito, a tolerância e a preservação do patrimônio público.
Ainda, nesta oportunidade, a Administração Municipal informa que não medirá esforços para restauração do patrimônio público vilipendiado, bem como na adoção das medidas cabíveis à responsabilização do causador do dano.
Reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade justa, inclusiva e democrática, em que as diferenças sejam respeitadas e o diálogo seja a principal ferramenta de transformação.
Reportagem Portal Caparaó