Portal Caparaó - Com novo livro, Bibiano Alex Rocha quer incentivar cidadania
Entretenimento

Com novo livro, Bibiano Alex Rocha quer incentivar cidadania

08/12/2009 - Atualizado em 09/12/2009 23h03

Responsável pela obra “Nos bastidores da PM”, o escritor Bibiano Alex Rocha contou que o segundo livro é resultado de sua interação com os jovens em palestras sobre os movimentos de Serafim Tibúrcio, da Guerrilha do Caparaó e a mobilização da Polícia Militar Mineira.

Durante a apresentação da história do cachorro Zé Fucim, Bibiano emocionou os presentes. Além de mostrar como o personagem aborda ideais de liberdade, respeito, civismo e justiça, Bibiano mencionou sua imensa satisfação por já estar fazendo parte da “Marcha Mundial pela Paz – Pela não violência” e no “Projeto Ação da Cidadania contra a fome a miséria e pela vida”.

“A intenção da obra é valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas; construir uma imagem positiva de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela legitimação das normas morais que garantam, a todos, essa realização; assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação”, contou Bibiano Alex Rocha.

Zé Fucim será utilizado em palestras, trabalhos culturais, acadêmicos e em escolas com a finalidade de auxiliar a pessoa interessada em conhecer melhor sua identidade cidadã e seu processo evolutivo. Através dos assuntos abordados no desenvolvimento da história de aventura do Zé Fucim e sua Turma, a intenção é mostrar fatos históricos regionais e dar suporte, como parábola, aos estudos iniciais de jornalismo, história, sociologia, antropologia, filosofia, direito, estudos sociais, ciências políticas.

“Escrevi este livro com o objetivo de demonstrar para o público infanto-juvenil, utilizando como personagem um cachorro vira-lata e sua turma, para através de suas aventuras, alcançar a formação do cidadão, com conteúdo e desenvolvimento, fazendo uma analogia com o princípio da dignidade do ser humano e os fundamentos dos Direitos Humanos e da Constituição Federal Brasileira. Proponho através do personagem Zé Fucim e sua Turma oferecer aos leitores as aventuras recheadas de informações relevantes, para explicitar um caminho para a conquista da cidadania, além da preocupação com o meio ambiente”.

A obra incorpora valores como conhecimento histórico regional e global, ética, pluralidade cultural, meio ambiente, sociedade organizada, tudo através da participação coletiva, a começar pelo autoconhecimento, balizado pelo tripé: conhecimento, conscientização e atitude de cidadão.

“Zé Fucim e sua turma são frutos das contribuições de diversas almas luminares (Gandhi, Martin Luther King, Madre Tereza de Calcutá, Che Guevara, Herbert de Souza – Betinho, entre outros) que passaram pelo nosso planeta nos ensinando as mais sublimes e mais nobres lições cidadãs”, destaca.

A talentosa ilustradora Camila Sena Hott é a responsável pelas divertidas e lúcidas ilustrações da nova obra de Bibiano. Ela foi a responsável em dar vida à imagem do Zé Fucim e sua turma.

SUCESSO

O Presidente da Academia Manhuaçuense de Letras de Manhuaçu Luiz Amorim considerou o lançamento um dos maiores eventos que já aconteceram na Fundação Manhuaçuense de Cultura e reforçou que o novo livro com certeza terá repercussão nacional e internacional.

A poetisa acadêmica Beatriz Zapalá esteve também presente e disse que esse momento foi emocionante para ela e todos que acompanharam o discurso do escritor sobre o personagem.

Durante o lançamento do novo livro, a jovem cantora Isa Rocha e o cantor e compositor Chico Bread apresentaram a música do Zé Fucim, em mais uma grande surpresa da noite.

Após o lançamento, Bibiano esteve na Câmara de Manhuaçu e foi homenageado na Câmara de Martins Soares. No dia 16, no Rio de Janeiro, ele será homenageado pelo envolvimento com as ações de cidadania.

Carlos Henrique Cruz - Com informações de Teogenes Nazaré - 15:40 - 08/12/09 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.