Portal Caparaó - Santo Antônio do Grama recebe maior encontro de bandas da região
Entretenimento

Santo Antônio do Grama recebe maior encontro de bandas da região

30/08/2025 - Atualizado em 30/08/2025 09h03

SANTO ANTÔNIO DO GRAMA (MG) - A cidade foi palco, no último sábado (24), do maior encontro de bandas de música já realizado em seu território. O evento reuniu 11 corporações musicais de diferentes municípios da região, promovendo a valorização da cultura e da tradição das bandas de música.

Participaram do encontro as seguintes formações:

Corporação Musical Nelson Borges (Santo Antônio do Grama)

Corporação Musical Santíssima Trindade (Ponte Nova)

Corporação Musical União 7 de Setembro (Ponte Nova)

Banda Tom (Ipatinga)

Corporação Musical Santo Antônio (Rio Doce)

União Musical Yás Morais – Grupo Semear

AMA (Santa Cruz do Escalvado)

Corporação Musical Santo Antônio (Santa Bárbara)

Lira Nossa Senhora do Amparo (Amparo do Serra)

União Musical São José (Barra Longa)

Corporação Musical Aníbal Soares (Vargem Linda)

Cultura e tradição

As atividades começaram às 9h, com o tradicional “bandão” — desfile conjunto pelas ruas da cidade. Em seguida, todos os músicos se reuniram para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Logo após, as bandas se apresentaram individualmente, com quatro músicas cada. O evento seguiu até o fim do dia.

O maestro Thomás Fioreze, da Corporação Musical Nelson Borges, anfitriã do encontro, destacou a importância de manter viva a tradição das bandas de música. “Esses encontros reforçam o papel das bandas como patrimônio cultural, além de valorizar os músicos de todas as idades”, afirmou.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Grama, da Secretaria Municipal de Cultura e do Circuito Montanhas e Fé. Crianças, adolescentes, adultos e idosos participaram, reforçando o caráter intergeracional da música de banda.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.