RIO DOCE (MG) - Um homem de 35 anos foi preso por homofobia nesse domingo (14/9) durante festival gastronômico na cidade de Rio Doce, na Zona da Mata. Inicialmente, as vítimas do homem eram duas mulheres, de 21 e 26 anos, mas depois o alvo do homem foi um sargento da Polícia Militar, de 42 anos.
As mulheres relataram que foram perseguidas de forma insistente e agressiva pelo homem durante o festival. Ele filmava as mulheres de forma contínua e desrespeitosa, além de tirar fotos com o uso de flash e proferir falas discriminatórias e de intolerância sexual. Em um dos momentos, o homem se referiu às mulheres como lésbicas e disse que por isso estavam sendo perseguidas.
Quando as vítimas se aproximaram da equipe policial, o homem passou a acusar o sargento de parcialidade em relação a um registro de ocorrência antigo, além de também proferir falas homofóbicas contra o militar. Ele ainda insinuou que o policial tentou se relacionar com um ex-namorado da atual companheira dele.
Já no quartel, o homem passou a repetir várias vezes o nome do filho do sargento, fazendo gestos obscenos e imitando atos sexuais. A conduta dele, segundo o registro policial, foi uma clara manifestação de deboche e humilhação.
No celular apreendido, a polícia confirmou que o homem fez fotos das mulheres durante o festival. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Ponte Nova, onde foi preso por homofobia – crime equiparado ao racismo -, desacato, perseguição e ato obsceno.
O Tempo