MANHUAÇU (MG) - Um projeto desenvolvido por estudantes do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário UNIFACIG se destacou pela proposta inovadora de aliar o aprendizado acadêmico à responsabilidade socioambiental. Intitulado “Fonoaudiologia: Aprendizado, Voz e Consciência Ambiental”, o trabalho une teoria, prática e sustentabilidade, reforçando o compromisso da instituição com a formação ética e cidadã de seus alunos.
A iniciativa nasceu após uma visita técnica à equipe eMulti, da Atenção Primária à Saúde (APS) de Manhuaçu, quando os alunos observaram a possibilidade de substituir materiais tradicionais utilizados nas terapias por versões ecológicas. Dessa experiência surgiu a ideia de criar um kit terapêutico biodegradável, composto por instrumentos confeccionados com bambu, madeira natural e papel reciclado entre eles flautas, apitos, kazoos, lápis ecológicos e cadernos sustentáveis.
De acordo com os estudantes, que atualmente estão no segundo período, o projeto demonstra que é possível aliar o cuidado com a comunicação humana à preservação ambiental. “Aprendemos que o trabalho do fonoaudiólogo vai muito além do consultório. Ele envolve escuta, inclusão e responsabilidade com o planeta”, destacaram os participantes.
A fonoaudióloga Taciane Rocha Garcia, integrante da equipe eMulti e parceira do projeto, ressaltou a importância das ações extensionistas na formação dos futuros profissionais. “O contato dos acadêmicos com a comunidade e com os serviços de saúde é fundamental para a formação integral. Essas experiências aproximam o estudante da realidade do SUS, promovendo uma atuação mais ética, crítica e humanizada”, explicou.
Taciane também destacou o papel transformador dessas vivências na formação dos alunos. “Por meio da extensão, os acadêmicos desenvolvem empatia, responsabilidade social e capacidade de trabalho em equipe interdisciplinar. Tais experiências ampliam a compreensão do papel social do fonoaudiólogo e fortalecem o vínculo entre universidade e comunidade”, completou.
Para a professora MSc, Juliana Santiago da Silva, responsável pela disciplina Atividade Extensionista, o projeto reflete a missão da UNIFACIG de unir educação de qualidade e compromisso social. “O contato direto com a comunidade é vital, pois força o acadêmico a sair da teoria e a pensar soluções criativas para problemas reais. A extensão consolida a formação técnica e, ao mesmo tempo, humaniza o olhar profissional”, afirmou. Juliana também ressaltou o impacto da iniciativa na integração entre instituição e sociedade.
“A vivência em projetos de extensão fortalece o vínculo UNIFACIG e Comunidade, posicionando a universidade como parceira ativa na promoção da saúde. Essa prática cumpre a responsabilidade social da instituição e prepara o futuro profissional para enfrentar os desafios locais com sensibilidade e conhecimento”, concluiu.
O projeto Fonoaudiologia: Aprendizado, Voz e Consciência Ambiental, reforça o papel da UNIFACIG como promotora de uma formação superior que vai além do ensino teórico, estimulando o compromisso com o meio ambiente, a inovação e a transformação social pilares que refletem o espírito da educação comprometida com o futuro sustentável de Minas Gerais e do Brasil.
Texto: Antonio Rodrigues / Fotos: Divulgação

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