Portal Caparaó - Manhuaçu é palco do 10° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas
Agronégocios

Manhuaçu é palco do 10° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas

26/11/2025 - Atualizado em 27/11/2025 06h43

MANHUAÇU (MG) - No dia 27 de novembro, o Sebrae Minas e o Conselho da Região das Matas de Minas realizam, em Manhuaçu, o 10° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. O evento é voltado para produtores e empreendedores do setor e visa valorizar os cafés de origem, orientar sobre o mercado de café especial, gerar relacionamento e fomentar a cafeicultura regional.

Neste ano, o evento traz a 2ª edição do Leilão IG Matas de Minas, que vai conectar produtores a compradores, e valorizar o café com origem e identidade. Ainda serão premiados os melhores cafés que vão participar do cupping durante o encontro. Outro destaque da programação é a palestra de Paula Varejão, uma das maiores vozes do mercado do café no Brasil, que vai apresentar tendências e oportunidades para quem produz com qualidade.

O Encontro também terá palestras com os consultores da empresa Safras & Cifras, Débora Aliende e Yuri Buhler, que vão discorrer sobre gestão da continuidade da empresa rural familiar; e um painel sobre o impacto da cafeicultura nos municípios das Matas de Minas, com o presidente do Conselho das Matas de Minas, Fábio Carvalho.

O intuito é promover interação entre os participantes e incentivar a união pelo desenvolvimento coletivo da região. “A iniciativa vai levar aos produtores da região conteúdo técnico de qualidade, dando visibilidade às temáticas relevantes para o mercado cafeeiro e empreendedores do setor”, ressalta o analista do Sebrae Minas Jean Costa.

Matas de Minas

A Região das Matas de Minas está situada em uma área de mata atlântica, no leste do estado de Minas Gerais, e congrega cerca de 36 mil produtores de café, responsáveis pela produção de 5 milhões de sacas anuais, 24% do total no estado. Em 64 municípios, com 275 mil hectares plantados na área demarcada, os produtores geram cerca de 75 mil empregos diretos e 156 mil empregos indiretos na colheita do café.

Programação

27/11

8h: Credenciamento

9h: Abertura institucional

9h20: Palestra Do produtor ao consumidor: caminhos do café especial no mercado atual (Paula Varejão)

10h20: Palestra Gestão da continuidade da empresa rural familiar (Débora Aliende e Yuri Buhler)

10h30: Espaço degustação

11h20: Visita aos estandes

12h: Intervalo – almoço

13h30: Painel Impacto da cafeicultura nos municípios das Matas de Minas (Fábio Carvalho)

14h: 2º Leilão IG Matas de Minas

16h30: Encerramento

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.