PEDRA MENINA (ES) - Em um movimento para ampliar a competitividade e a integração regional do Caparaó, Pedra Menina recebeu o 2º Seminário Governança sem Fronteiras MG/ES, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) e o Sebrae do Espírito Santo (Sebrae/ES).
A iniciativa busca consolidar o Caparaó como um território empreendedor integrado, fortalecendo pequenos negócios, atraindo visitantes e impulsionando o desenvolvimento econômico local com foco em crescimento sustentável. Entre os resultados já alcançados com o projeto estão a criação do movimento Unidos pelo Parque, que solicita ao Ministério do Meio Ambiente e ao ICMBio a reestruturação do Parque Nacional do Caparaó (Parna Caparaó), com alocação de mais servidores e outras iniciativas voltadas para a reserva.
O encontro realizado na segunda-feira, 01/12, marcou também a formação do Consórcio Intermunicipal entre as prefeituras de Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Caparaó e Espera Feliz para atuação em conjunto em várias frentes, entre elas o turismo.
A parceria também inclui um termo de cooperação técnica entre Sebrae/ES e Sebrae/MG, permitindo ações conjuntas entre as instituições, além do desenvolvimento do branding da Estrada Parque Caparaó, que estabelece uma identidade visual única para todo o território.
O workshop contou com quatro apresentações. A primeira delas foi focada na governança sem fronteiras, com o gerente do Sebrae MG – Manhuaçu, Jean Costa e o gerente da Regional Caparaó do Sebrae-ES, Anderson Baptista. “Essa parceria é um marco para a integração entre estados vizinhos. Queremos mostrar que governança não é apenas um conceito, mas uma prática entre líderes e empreendedores que geram resultados concretos para empresas de todos os portes”, destaca.
Além de fortalecer a governança corporativa, o projeto busca fomentar redes de relacionamento entre empresários, estimulando negócios inter-regionais, além de criar oportunidades para expansão de mercados. A expectativa é que, com essa união, Espírito Santo e Minas Gerais se tornem referência nacional em práticas de governança colaborativa.
Cenários
O consultor Cláudio Ramos apresentou o programa de construção de cenários Unidos pelo Caparaó. Em seguida, Ramiro Aguiar (presidente da Agência de Desenvolvimento do Caparaó Mineiro) e Adriana Mello (presidente da Agência de Desenvolvimento do Caparaó Capixaba) apresentaram os resultados de 2025 e o planejamento para 2026. A pavimentação da estrada parque foi tema de Ricardo Canibal e Rosa Elaine e a mobilização para o manifesto em defesa do Parna Caparaó foi apresentada por Ronaldinho Gripp e Cecília Nakao.
O fórum de turismo do Caparaó foi apresentado por Andyara Amorim e Adriana como parte do planejamento para 2026 com encontros virtuais e presenciais em março e dezembro.
Integração Turística
O superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, ressaltou a importância do workshop realizado no Caparaó como um marco para a integração turística entre Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo ele, a iniciativa busca consolidar a região como um destino único e de referência nacional, unificando esforços entre Sebrae Minas, Sebrae Espírito Santo, prefeituras e entidades locais. “Para o turista, não existem fronteiras, e nós estamos trabalhando para que também não existam para nós. Essa união é inédita e tem inspirado outras parcerias pelo país”, afirmou Rigo, destacando que o evento simboliza mais um passo na construção de uma governança fortalecida.
Já o diretor de operações do Sebrae/MG, Marden Márcio Magalhães, disse que hoje é possível celebrar a união do Caparaó Capixaba e do Caparaó Mineiro, um resultado que nasceu de uma provocação do então presidente do Conselho da Abase e superintendente do Sebrae Espírito Santo, Pedro Rigo, grande incentivador dessa integração. “Tudo isso só foi possível graças à dedicação e visão estratégica do Sebrae e, em especial, à liderança de Pedro Rigo”, destacou o diretor de operações do Sebrae/MG.
Diversos prefeitos de Minas Gerais e Espírito Santo participaram do encontro, além de vereadores, secretários municipais e empreendedores do trade turístico, além do Secretário de Estado de Turismo do Espírito Santo, Victor Coelho.
O prefeito de Alto Jequitibá, Daniel Satlher, e o Prefeito de Alto Caparaó, Sebastião Ananias, ressaltaram a relevância da iniciativa para o fortalecimento do turismo na região do Caparaó.
Carlos Henrique Cruz | Portal Caparaó

.png)