Portal Caparaó - Câmara de Manhuaçu abre os trabalhos do legislativo em 2026
Política

Câmara de Manhuaçu abre os trabalhos do legislativo em 2026

06/02/2026 - Atualizado em 06/02/2026 15h51

MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Manhuaçu abriu os trabalhos do legislativo em 2026 na noite desta quinta-feira (05/02) com a realização de sua primeira sessão ordinária do ano. A reunião foi conduzida pela presidente da câmara, Rose Mary, e pelos vereadores Cléber Benfica, vice-presidente, Allan do Alaor, primeiro secretário, e Kilder Perígolo, segundo secretário.

Durante os debates das matérias da ordem do dia, os parlamentares aprovaram o projeto de lei complementar 12/2025, de autoria de Cléber Benfica, Adenilza da Saúde, Kelson Santos, Kilder Perígolo e Marcelino de Jesus. A proposição altera incisos da lei complementar 11, de 2019, que dispõe sobre o Código de Obras do Município de Manhuaçu. As mudanças alteram as regras para autorização de construção de postos de abastecimento de veículos.

O que se objetiva na prática é mudar a metragem dos terrenos para a instalação desse tipo de empreendimento e a distância para outros tipos de construções e para outros postos de abastecimento, que passa a ser de 50m neste último caso.

De acordo com a mensagem que acompanha o projeto, as alterações podem se refletir em geração de empregos e renda, desenvolvimento ordenado, ampliação de concorrência, modernização da infraestrutura de serviços essenciais e aproveitamento racional do solo urbano. Cléber Benfica enfatizou que a proposição poderá aquecer o livre comércio no município e até proporcionar melhores preços de combustíveis com um maior empreendimento no setor.

Urgência

Durante a sessão, foram aprovados também dois projetos em caráter de urgência. As proposições 03/2026, de autoria do poder executivo, e 04/2026, da mesa diretora da câmara, concedem revisão de 4,26% aos vencimentos dos servidores do executivo e do legislativo, respectivamente. Trata-se de recomposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) verificado no período de janeiro a dezembro de 2025.

No momento da palavra franca, o vereador Jorge do Ibéria comunicou que, em conversa com a prefeita Maria Imaculada, a chefe do executivo se comprometeu a realizar contratações para suprir a falta de profissionais em escolas.

Os vereadores Misrael da Matinha, Marcelino de Jesus, Jânio do Catinga, Ralley Hott, Rose Mary e Administrador Rodrigo debateram a situação das estradas rurais e da BR-262. As vias têm apresentado buracos nesta época de chuvas, o que dificulta a realização de obras de manutenção. Acionado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que iniciará uma operação tapa-buracos em trechos da rodovia.

O vereador Zé Eugênio defendeu a necessidade de a empresa Energisa disponibilizar a conta física de energia para os consumidores. De acordo com ele, algumas pessoas têm reclamado da emissão do documento por e-mail, o que estaria prejudicando aqueles que não têm acesso à rede de computadores.

Tiago do Camelô falou sobre as obras que estão sendo realizadas nos bairros Santa Terezinha e Santana em atendimento à suas indicações. Ele também agradeceu o secretário da Fazenda, Magno Marçal, pela concessão de alvarás provisórios para os vendedores ambulantes em Manhuaçu.

No início da reunião, ao declarar a abertura dos trabalhos do poder legislativo em 2026, a presidente Rose Mary defendeu a necessidade de “diálogo, equilíbrio, respeito nas discussões e decisões firmes” por parte dos vereadores em benefício do “bem coletivo”. O radialista SJ de Moraes fez a oração que abriu os trabalhos.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.