Portal Caparaó - HCL recebe capacitação sobre modelo de custeio no projeto Saúde em Nossas Mãos
Geral

HCL recebe capacitação sobre modelo de custeio no projeto Saúde em Nossas Mãos

11/02/2026 - Atualizado em 11/02/2026 07h22

MANHUAÇU (MG) - A equipe de consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Hospital Israelita Albert Einstein do Projeto Saúde em Nossas Mãos esteve nesta terça-feira, 10/02, no Hospital César Leite realizando visitas e capacitações com os profissionais sobre o modelo de custeio hospitalar.

O HCL foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto Saúde em nossas mãos: Atitudes que Salvam Vidas.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e supervisionado pelo hospital alemão Osvaldo Cruz, o projeto já é realidade no HCL. A iniciativa busca reduzir infecções hospitalares, melhorar a segurança do paciente e mostrar como a prevenção também gera impacto financeiro positivo.

Ao longo do projeto, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HCL está sendo acompanhada por profissionais dos hospitais PROADI-SUS e pelo Ministério da Saúde. No total, 204 hospitais atuaram juntos para reduzir as infecções e melhorar a segurança do paciente e evitar desperdícios no Sistema Único de Saúde (SUS).

As consultoras Angélica Araújo (Hospital Alemão Oswaldo Cruz) e Marilene Olímpio e Nancy Oliveira (Hospital Israelita Albert Einstein) se reuniram com a equipe para apresentar os resultados parciais agregados e iniciar a terceira etapa do programa.

Alinhado ao Plano Nacional de Saúde (PNS), o Saúde em Nossas Mãos espera reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar, além de disseminar o modelo de melhoria para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções. A longo prazo, a expectativa é contribuir com a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.