Portal Caparaó - Sepultado corpo da acadêmica Ivonne de Almeida
Entretenimento

Sepultado corpo da acadêmica Ivonne de Almeida

28/07/2010
Acadêmica Ivonne Almeida

Foi sepultado nesta terça-feira, em Manhuaçu, o corpo da Professora Ivonne Ribeiro de Almeida. Conhecida por sua dedicação durante décadas à educação e cultura da região, Dona Ivonne era autora do livro “Fragmentos da História de Manhuaçu”, lançado em 05 de Dezembro de 2008 e ocupava, na Academia Manhuaçuense de Letras, a cadeira número 06, cujo Patrono era seu marido José de Almeida Silva.

Apaixonada pela cidade de Manhuaçu, Dona Ivonne constituiu sua família e uma história de amor pela cidade. Ela constantemente confessava sua paixão por Manhuaçu. A professora e José de Almeida reuniram entrevistas, fotografias e vídeos raros com imagens de importantes momentos da história da cidade. Na busca de ampliar o acesso da população ao acervo, surgiu o livro lançado em 2008. Na obra, ela teceu a história da cidade através de seus personagens e no testemunho de momentos marcantes, como a inauguração da Ponte da Avenida Barão do Rio Branco, no Bairro Baixada, em 1939, a Estação Ferroviária em funcionamento, o belo carnaval das décadas de 1970 e 1980, além de fotos antigas de Manhuaçu.

Há menos de dois anos, quando lançava seu livro, D. Ivonne comparou sua obra como “um caleidoscópio que, ao se juntar pequenas partes coloridas, forma-se uma bela imagem”, referindo-se às diversas passagens históricas da cidade mencionadas no livro.

Amigos, familiares, ex-alunos e acadêmicos da Academia Manhuaçuense de Letras prestaram homenagens à professora e escritora Ivonne Ribeiro de Almeida, matriarca de uma das mais tradicionais famílias da cidade e que deixa esse legado de carinho e amor à cidade através de seus filhos e netos.

Carlos Henrique com informações de Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.