Portal Caparaó - Lançada a segunda edição do livro "A República do Silêncio"
Entretenimento

Lançada a segunda edição do livro "A República do Silêncio"

09/12/2010 - Atualizado em 09/12/2010 10h04
Flávio Mateus lançou o livro no plenário da Câmara de Manhuaçu

O escritor Flávio Mateus dos Santos lançou, na manhã desta quinta-feira, 09, na Câmara de Vereadores de Manhuaçu, a 2ª edição do livro “A República do Silêncio”. Uma das novidades da nova edição, segundo o autor, é a presença de Machado de Assis narrando às histórias acontecidas em Manhuaçu na imprensa da época. Documentos originais enviados ao escritor por um juiz aposentado do Rio de Janeiro comprovam o ocorrido.

Para garantir a publicação da segunda edição do livro, o escritor conseguiu o apoio da ACIAM – Associação Comercial Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), Prefeitura e Câmara de Manhuaçu, Prefeitura e Câmara Municipal de Caratinga, Funpac - Fundo do Patrimônio Cultural de Caratinga - e Facig - Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu.

A presença de Machado de Assis narrando as histórias acontecidas em Manhuaçu na imprensa da época foi apurada pelo professor através de documentos antigos. “Isso era uma informação imprecisa, mas depois que a obra saiu, um juiz aposentado do Rio de Janeiro me enviou documentos originais que comprovam o ocorrido”, garante.

O livro retrata a história de Manhuaçu desde a sua fundação, a criação do povoado, da vila, até a questão de emancipação política, mas dá maior ênfase à República de Manhuassu, movimento revolucionário ocorrido no final do século 19 que culminou com a declaração de independência do Município de Manhuaçu ao se proclamar uma república. Todo o movimento foi liderado pelo Coronel Serafim Tibúrcio.

Segundo o autor, esta nova edição vem com menos termos técnicos, uma vez que a primeira era a reprodução de uma tese de mestrado. Deste modo, ela será de maior compreensão para o público leitor. "Nessa segunda edição de meu livro as expectativas são muito maiores do que na primeira. O material teve muita aceitação no mercado e tive retorno de não somente vários leitores, como também de autores dos quais citei em minha obra e me felicitaram o trabalho que realizei sobre o passado histórico do Leste mineiro. Posso citar, por exemplo, um dos grandes historiadores mineiros, Paulo Mercadante, que me presenteou com um exemplar de uma obra sua que é uma raridade nos estudos da região”, ressaltou.

Professora Jaci e o Presidente Toninho Gama com o professor e escritor Flávio Mateus

A segunda edição também acrescenta novas fontes e abordagens o que auxiliará o leitor a ter uma nova dimensão do que foi e representou a experiência política da República Manhuaçu. “Fontes que eu acreditava não existir, como relatos de Machado de Assis, ofereceram condições essenciais para analisar os silêncios e os discursos produzidos por aqueles que trataram do tema”, afirmou.

Flávio Mateus dos Santos é natural de Realeza, distrito de Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.