Portal Caparaó - Pianista manhuaçuense estreia no projeto Jovem Músico BDMG
Entretenimento

Pianista manhuaçuense estreia no projeto Jovem Músico BDMG

23/05/2012 - Atualizado em 23/05/2012 09h10

A série Jovem Músico BDMG, desenvolvida há 13 anos pelo BDMG Cultural, dará início a temporada 2012, no dia 31 de maio, com recital na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Participarão da noite de estreia o pianista manhuaçuense Rafael Ruiz; o duo Arezzo, com o violonista Adriano Pereira de Melo e o violoncelista William de Freitas Neres e, a violinista Paula Cordeiro.

A seleção foi realizada por Clóvis Salgado (mestre em música e professor de estética FAJE), Oiliam Lanna (Compositor e Professor da Escola de Música da UFMG) e Rubner de Abreu (compositor, regente e professor da Fundação de Educação Artística (FEA). Foram selecionados pela Comissão Julgadora 18 estudantes de música erudita, que se apresentarão em solos e duos ao longo do ano.

Ao todo, serão seis apresentações, de maio a novembro, com exceção do mês de julho, sempre às 19h30, com três músicos por noite. Desde a sua criação, a série Jovem Músico BDMG já selecionou 318 músicos.

PERFIL

Com apenas 15 anos de idade, o pianista Rafael Ruiz iniciou seus estudos musicais aos seis, em Manhuaçu. Sua primeira professora foi Priscila Póvoa e, posteriormente, Elizabeth Sanches.

Em 2008 ingressou ao Conservatório Brasileiro de Música, unidade Pio XII, em Manhumirim, onde estudou com Denize Emerick.

Em Belo Horizonte, estudou com a professora Amanda de Barros Soares e, atualmente, com Júnia Canton e Rubner de Abreu. Durante o 22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, de Juiz de Fora, participou de master class com o professor Antônio Bezan.

Repertório:

F. Mendelssohn – Canções sem Palavras Op. 67 nº 2
A. Levy – Tango Brasileiro
F. Chopin – Valsa Op. 64 nº 1
S. Rachmaninoff – Prelúdio Op. 3 nº 2
Duo Arezzo – violão e violoncelo

Carlos Henrique Cruz - Com informações do BDMG Cultural

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.