Portal Caparaó - Carga horária dos servidores é tema de reunião
Política

Carga horária dos servidores é tema de reunião

11/07/2013 - Atualizado em 11/07/2013 17h59
 

MANHUAÇU (MG) - O prefeito municipal, Nailton Heringer recebeu uma comissão formada por funcionários do SUS, representantes dos dois sindicatos da categoria, além de 10 vereadores a fim de discutir a situação, que está deixando os funcionários do SUS e de outras secretarias  apreensivos. Há notícia de que haverá alteração no  horário de trabalho, para o pessoal da área administrativa, que antes fazia 6h. e que  passará para 8h. A informação levou inúmeros para a Câmara Municipal, última semana  para pedir a  interferência e o apoio do Legislativo.

Durante a reunião na tarde desta quarta-feira, o prefeito municipal ouviu atentamente o  clamor da categoria, dos representantes sindicais e dos vereadores. Todos pontuaram que a  mudança da carga horária, sem aumento salarial vai sacrificar muitos servidores. Alguns trabalham em dois lugares, para garantir um rendimento suficiente  no final do mês e evitar que a “corda fique no pescoço”.

Foi repassado ao Chefe do Executivo Municipal, que os funcionários não estão satisfeitos  com a notícia e, nem tampouco com baixo salário. Para o representante dos funcionários do SUS, Nelson de Abreu a resposta dada pelo prefeito não o satisfez. Porém, foi feito um acordo em ata assinada pelo Executivo se comprometendo que não alterará a carga horária dos servidores (assistentes  administrativos), sem antes consultar o Departamento Jurídico, bem como estabelecer novo diálogo junto a comissão.

“Ele disse que estará fazendo um estudo detalhado sobre a situação. Disse que não fará nenhuma mudança antes de falar com a comissão, mas vamos exigir que ele coloque a comissão para participar de todo o levantamento que será feito e, também para a elaboração do Plano de Cargo e Salário”,ressalta Nelson de  Abreu.

Para Abreu, a posição do Executivo Municipal de que tudo continuará sem nenhuma alteração de horário é o suficiente, para que os funcionários fiquem  mais aliviados.  O representante dos servidores, Nelson de Abreu destaca que a participação dos vereadores foi fundamental, para o Executivo perceber que a “pressão” dos funcionários é grande.

Segundo o prefeito, teve início um levantamento sobre a situação para saber a condição de cada um, mas  não há nada de concreto. Nailton Heringer disse que só fará mudança se sentir necessário e, com o aval dos servidores e dos sindicatos que representam a categoria.

De forma bastante serena, o prefeito ouviu o clamor dos representantes da categoria e, disse que não fará essa mudança de  horário.“Tudo continuará do jeito que está. O estudo que vamos realizar servirá para adequarmos as  necessidades, com a participação da categoria representada pelo sindicato e a comissão”, ressaltou Nailton Heringer.

O prefeito foi procurado pela reportagem, mas não quis gravar entrevista sobre o assunto relacionado à mudança de horário. Limitou em dizer, que estará fazendo todo o levantamento e um estudo minucioso, diante da reivindicação junto à assessoria jurídica e, posteriormente voltará a sentar para novo diálogo com a comissão.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.