Portal Caparaó - Parlamento Jovem de Espera Feliz promove plenária
Política

Parlamento Jovem de Espera Feliz promove plenária

14/07/2013 - Atualizado em 14/07/2013 21h39
 
 

ESPERA FELIZ (MG) - Estudantes de Espera Feliz realizaram a plenária final do Parlamento Jovem de Minas 2013 na Câmara Municipal de Espera Feliz. O evento que teve a presença de autoridades como o Presidente da Câmara de Espera Feliz Gilmar Augusto de Oliveira, o Prefeito Carlinhos Cabral, o presidente da Câmara de Manhuaçu Maurício Júnior e o Secretário da Câmara de Manhuaçu Eli de Abreu, além de professores, vereadores da Câmara de Espera Feliz e lideranças.

Durante a plenária, os estudantes escolheram três propostas entre as diversas sugeridas, cada uma de um subtema relacionado ao tema principal: Cidades Sustentáveis – Desafios para as Novas Gerações. Os três subtemas são: "Uso e Conservação da Água", "Produção e Consumo" e "Gestão do Espaço Urbano e Rural". Também foram selecionados três estudantes para participar da fase estadual do projeto, prevista para os dias 22 e 23 de agosto.

PLENÁRIA

As coordenadoras do Projeto, Candida Grillo e Leydiana Gomes da Silva, abriram a noite da plenária conduzindo a primeira parte da apresentação.  O projeto tem apoio de monitores e participação das Escolas Estaduais Altivo Leopoldino de Souza e Interventor Júlio de Carvalho e do Centro de Educação Portal do Saber.

O Presidente da Casa, vereador Gilmar Augusto de Oliveira agradeceu a importante parceria entre a Câmara, através do Parlamento Jovem e as escolas participantes, e ressaltou a relevância do projeto para os estudantes.

Na plenária final, os jovens parlamentares apresentaram suas propostas e defenderam os temas para a votação. O processo democrático foi marcado por debates em que estudantes demonstraram conhecimento dos temas do Parlamento Jovem 2013.

Antes da plenária final da fase municipal, os participantes realizaram encontros periódicos em que foram discutidos, além do tema central desta edição do Parlamento Jovem, assuntos relacionados à participação política e à cidadania.

O Parlamento Jovem é uma parceria da Assembleia Legislativo de Minas Gerais (ALMG) com a PUC Minas e câmaras municipais de 18 cidades mineiras. Ele pretende estimular a formação política e cidadã de estudantes por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente o Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

MANHUAÇU

Durante a participação no encontro, o Presidente da Câmara de Manhuaçu Maurício Júnior e o Secretário da Mesa Diretora Eli de Abreu manifestaram que a Câmara de Manhuaçu integre o programa em 2014.

Os vereadores entregaram os certificados aos estudantes integrantes do Parlamento Jovem de Espera Feliz. Maurício Júnior contou que ficou entusiasmado com a participação dos jovens. “Foi muito interessante ver os debates, os argumentos e como os estudantes se dedicaram a cada tema. É uma aula de cidadania e participação que queremos levar também para Manhuaçu”, avaliou.

Para o vereador Eli de Abreu, o projeto do Parlamento Jovem deve ser implantando em Manhuaçu. “Ele estimula os alunos a discutirem os problemas da cidade, despertando assim, uma consciência participativa e cidadã nos jovens”, completou.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.