Portal Caparaó - Durandé terá 11 câmeras para aumentar segurança
Política

Durandé terá 11 câmeras para aumentar segurança

08/08/2013 - Atualizado em 08/08/2013 15h22

Presidente Pedro Benfica encaminhou a votação do projeto

Sargento Tavares detalhou os pontos estratégicos para instalação das câmeras

Em nome da Loja Maçônica Agostinho de Souza Lima, o engenheiro Antônio Carlos de Oliveira, ressaltou o apoio a iniciativa

DURANDÉ (MG) - Apesar da inevitável comparação com o programa Big Brother, o projeto tem uma finalidade muito positiva: ampliar o potencial de segurança na cidade. Durante sessão presidida pelo vereador Pedro Benfica, a Câmara de Durandé aprovou na noite desta terça-feira, 06/08, o projeto que cria o Sistema Municipal de Vídeo Monitoramento. Ao todo, serão instaladas onze câmeras em pontos estratégicos da cidade.

Durante a sessão, o Sargento Tavares, do destacamento da PM de Durandé, explicou aos vereadores que já foi feito o levantamento e a definição de pontos estratégicos nas ruas da cidade a fim de potencializar o trabalho de segurança. As câmeras têm amplo alcance e vão ser utilizadas 24 horas.

Sargento Tavares afirmou, ainda, que a expectativa da PM é que o índice de criminalidade seja reduzido “tanto os pequenos furtos, quanto os arrombamentos de estabelecimentos comerciais, que geralmente acontecem à noite”. Ele lembrou que câmeras instaladas em empresas ajudaram a PM a identificar o grupo que explodiu o caixa eletrônico do Bradesco, no início desse ano.

Em nome da Loja Maçônica Agostinho de Souza Lima, o engenheiro Antônio Carlos de Oliveira, explicou que vários empresários e lideranças estão empenhados no projeto.
“As imagens servirão para monitorar os veículos e identificar pessoas em ações criminosas. Já vimos em outras cidades funcionando muito bem e isso será interessante para Durandé”, detalhou.

No município de Martins Soares, desde o início desse ano, projeto semelhante também foi implantado. O exemplo foi citado na reunião.

A expectativa é de que as câmeras de Durandé já estejam funcionando na Festa do Café com Leite (Fecald), no final deste mês.

MAIS PROJETOS

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, também foram aprovados os projetos para cascalhamento de estradas na zona rural (emenda de 500 mil reais viabilizada pelo Deputado Federal João Magalhães); criação de três cargos de bombeiros hidráulicos; doação da área da Escola Estadual de São João da Figueira ao Estado; alteração na composição do Conselho do Fundeb.

Foi aprovada uma moção de pesar aos familiares de um jovem que morreu num acidente no sábado anterior. Além disso, indicações para as obras de cascalhamento nas vilas e povoados e a revitalização da pintura das faixas da rodovia municipal que liga a cidade à MG-108.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.