Portal Caparaó - Território do Caparaó tem reunião hoje em Ponte Nova
Política

Território do Caparaó tem reunião hoje em Ponte Nova

16/02/2016

PONTE NOVA (MG) - Nesta terça-feira (16/2), a cidade de Ponte Nova recebe a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território Caparaó. A região é um dos 17 Territórios que estão sendo revisitados pelo Governo do Estado para apresentar aos Colegiados Executivos a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população, e como elas foram incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

Neste primeiro momento estão sendo discutidas as propostas das categorias Gestão e Custeio. Nas etapas anteriores dos Fóruns Regionais, 1.425 pessoas da região participaram dos encontros e levantaram 516 problemas e necessidades que compõem o Diagnóstico Territorial, conforme gráfico abaixo.

O território de Desenvolvimento Caparaó é composto por 55 municípios, divididos em três microterritórios: Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu.

Participação popular

Para a secretária Estadual de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG), Terezinha Souza Trindade, a instalação do Fórum representa o marco de um "governo verdadeiramente representativo". A representante da CUT defendeu mais investimentos na agricultura familiar e em políticas públicas para as mulheres.

O vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Ipiranga (Amapi) e prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, acredita que o fórum seja uma inovação. “Pela primeira vez, os movimentos sociais são colocados em destaque. O governo está cumprindo o compromisso em fazer o debate com a população”.

Colegiado Executivo

O Colegiado Executivo tem a missão de coordenar os encontros juntamente com o secretário executivo de cada território. O grupo é composto por 25 membros da sociedade civil, 16 representantes do Governo Estadual, prefeitos, vereadores, representantes do Legislativo estadual e federal, Executivo, Judiciário – Ministério Público, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Defensoria Pública Estadual.

Etapa devolutiva

No início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.

Agência Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.