Portal Caparaó - Partidos começam a preparar candidaturas à Prefeitura de Manhuaçu
Política

Partidos começam a preparar candidaturas à Prefeitura de Manhuaçu

10/06/2016 - Atualizado em 11/06/2016 09h22

MANHUAÇU (MG) - Os principais partidos interessados na Prefeitura de Manhuaçu já começaram a se mexer, indicando seus candidatos que só serão homologados durante as convenções que começam daqui a um mês.

A ideia das lideranças dos partidos de oposição é lógica e simples: "destronar" o prefeito Nailton Heringer, já em pré-campanha pela reeleição. Como está no primeiro mandato, nada o impede de disputar mais quatro anos pelo seu partido o PDT.

Pela legislação eleitoral, a temporada das convenções partidárias para homologação de candidaturas e coligações com outras legendas começa em 20 de julho e termina em 5 de agosto.

Por enquanto, anteciparam suas pré-candidaturas alguns nomes que podem até mesmo compor chapas na disputa de 2 de outubro como prefeito ou vice: o ex-presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow, os ex-prefeitos Cici Magalhães e Sérgio Breder, o ex-vice-prefeito João Amâncio (que deixou a Secretaria de Obras do Governo Nailton Heringer), Gulivert Oliveira (atual vice-prefeito), os vereadores Maurício Júnior, Paulo Altino, Fernando Lacerda, Anizio Gonçalves de Souza e Jorge Augusto Pereira, lideranças novas como Silvério Afonso, Vinícius de Resende, Juca Miranda e Rudinei Costa e outros potenciais nomes que vão surgir nesse período.

Faltou algum nome? Envie para a gente 33 999 509 609 (Whatsapp do Portal Caparaó)

Outros nomes já estão fora da disputa, já que não desincompatibilizaram, como secretários, ocupantes de cargos de confiança em órgãos estaduais e federais e dirigentes de entidades.

Até a data das convenções, muita coisa ainda vai acontecer. É possível esperar alianças partidárias e composições de chapas com candidatos a prefeito e a vice e também somas por conta das coligações para vereadores.

NOVAS REGRAS

O cronograma de datas e as regras para realização das convenções e dos registros de candidaturas foram alteradas pela lei 13.165/2015 da Reforma Eleitoral, e já valem para as eleições municipais deste ano. Caso as convenções não indiquem o número máximo de políticos, as vagas que sobram devem ser preenchidas em até 30 dias antes do pleito, não mais 60 dias, como anteriormente.

Com a nova redação, mudou também a data final para solicitação do registro dos candidatos do ano eleitoral para o dia 15 de agosto.

A lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo em cartório ou na secretaria do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral) termina, sem possibilidade de prorrogação, às 19h do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.

A reforma 2015 modificou ainda o prazo para até 20 dias antes das eleições para que os Tribunais Regionais Eleitorais enviem ao TSE a relação dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, da qual constará obrigatoriamente a referência ao sexo e ao cargo a que concorrem.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.