Portal Caparaó - Câmara de São João aprova projeto em defesa de pacientes com fibromialgia
Política

Câmara de São João aprova projeto em defesa de pacientes com fibromialgia

05/09/2019

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - O Plenário da Câmara Municipal de São Joao do Manhuaçu aprovou, na última semana de agosto, o Projeto de Lei de iniciativa do vereador Silvânio Moisés (Silvânio do Caboclo), que garante às pessoas com fibromialgia o direito a atendimento preferencial em órgãos e empresas públicos e privados de São João do Manhuaçu – da mesma forma como já ocorre com idosos, pessoas com deficiência e gestantes, inclusive em filas e distribuição de senhas.

O autor justifica que os sintomas da fibromialgia – dor muscoesquelética difusa e crônica, fadiga, distúrbios de sono, entre outros – são causa de incapacidade e alterações na qualidade de vida.

“Em tempos de crise aguda, qualquer atividade, por mais simples que seja, se torna um grande transtorno. Assistimos outras cidades com um projeto semelhante e apresentamos aqui em São João, onde alguns pacientes me relataram a importância dessa atenção”, explica Silvânio.

A fibromialgia acomete cerca 2% a 4% da população adulta nos países ocidentais; e as mulheres são 5 a 9 vezes mais afetadas do que os homens. A idade predominante do aparecimento dos sintomas oscila entre os 20 e os 50 anos.

De acordo com Silvânio, já está em entendimento com o Prefeito Sérgio Camilo para regulamentar a norma e estabelecer como as regras serão cumpridas.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.