Portal Caparaó - Vereadores de Manhuaçu vão a Brasília mostrar avanços com lei da Fibromialgia
Política

Vereadores de Manhuaçu vão a Brasília mostrar avanços com lei da Fibromialgia

07/11/2019

BRASÍLIA (DF) - Fibromialgia, síndrome que aumenta a sensibilidade causando dores por todo o corpo, sem necessariamente o paciente ter uma lesão, atingindo articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles. Chamada de doença invisível pelo difícil diagnóstico, a fibromialgia foi tema de Sessão Solene na segunda-feira, 04/11, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Os vereadores de Manhuaçu, Administrador Rodrigo Júlio dos Santos e Gilson César da Costa, foram homenageados no evento pelo empenho em favor dos portadores da doença.

A fibromialgia atinge 3% da população brasileira, deste percentual a maioria são mulheres.  “Desde o ano passado fibromialgicos do Brasil inteiro se uniram e juntos formaram a Anfibro. O principal objetivo da associação é que a fibromialgia entre no roll das doenças crônicas e incapacitantes e desta forma os fibromialgicos possam, não só acessar aos benefícios da previdência social quanto obter tratamento adequado pelo SUS”, explicou o vereador Administrador Rodrigo.

A Sessão Solene de homenagem aos 300 municípios alcançados pela Lei das Filas e Estacionamentos Preferenciais para Pessoas com Fibromialgia e do 12 de maio como Dia de Conscientização sobre a Fibromialgia foi realizada no Plenário Ulysses Guimarães, atendendo a pedido da deputada Erika Kokay.

Além dos dois vereadores, o evento teve pronunciamentos de Márcia Caires, (Líder Voluntária da Associação Nacional de Fibromiálgicos), de Gabriela Marques Rosa Hamdan (Defensora Pública do Estado de Goiás), Marcelo Donizete Duó (Vice-Presidente da Câmara de Pedreiras), Miki Breier (Prefeito de Cachoeirinha/RS), Caren Cunha (Vice-Presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas) e Daniel Lens (Presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas).

Em seus pronunciamentos, Rodrigo Júlio dos Santos e Gilson César da Costa mostraram o trabalho que vem sendo feito na cidade e os avanços com a aprovação da lei 3.940/2019 sobre a fibromialgia.

AGRADECIMENTO

Após a Sessão Solene na Câmara dos Deputados, os vereadores fizeram questão de agradecer a todos no Congresso Nacional pela atenção e o atendimento que receberam enquanto estiveram na capital federal.

O vereador Administrador Rodrigo destacou que, como legislador no município de Manhuaçu, foi muito importante essa sessão solene, comandada pela deputada Federal Erika Kokai, para valorizar o trabalho que vem sendo feito em todos os 300 municípios que criaram a Lei da Fibromialgia no país, especialmente em Manhuaçu, que foi um dos pioneiros no estado de Minas Gerais.

“Enquanto vereador fico muito feliz e honrado em ter uma lei de minha autoria juntamente com o vereador Gilson, que foi sancionada pela prefeita então prefeita, Cicí Magalhães, e ter essa lembrança de uma deputada Federal, com o nosso nome apresentado para mostrar a importância da Lei da Fibromialgia não só no âmbito nacional e estadual mas no âmbito municipal  também”, pontuou.

A partir da lei de Manhuaçu outros municípios da região também aprovaram matéria semelhante.

“As melhorias começam lá no município, nem que sejam pequenas melhorias, como bem disse o Daniel, da AMFIBRO, ao lembrar as pequenas mudanças nos 300 municípios que vão somando os esforços para atingir um objetivo maior”, disse. “Temos que agradecer o apoio e continuar trabalhando não somente com a fibromialgia, mas todas as demandas que surgem no nosso município para atender os anseios da comunidade, sempre muito sofrida”.

“Temos que buscar atuar nas questões que tragam melhorias e leis que produzam resultado, como nesse caso da fibromialgia em que todas as pessoas diagnosticadas com a doença podem ter a sua carteira que garante direitos previstos que vão facilitar e flexibilizar o atendimento nos órgãos públicos, nos bancos, correios, instituições públicas e privadas, direito ao estacionamento preferencial e o Dia Municipal da Fibromialgia, para esclarecimentos sobre a doença, então só temos a agradecer”, concluiu o Vereador Administrador Rodrigo.

Para o vereador Gilson Cesar, o momento é somente de agradecimento a Deus por permitir essa honraria em sua vida. “Esse reconhecimento nos dá mais força para continuar lutando em prol da nossa população, principalmente na área da saúde que sempre foi nosso foco principal. Agradeço aos meus pares da câmara de vereadores, em especial meu companheiro de partido Rodrigo dos Santos e ao presidente da câmara Juninho Linhares, a nossa Assessoria Jurídica e todos os funcionários da Câmara Municipal de Manhuaçu que deram sua contribuição. Agradeço também a Lessandra por ter nos confiado esse projeto de tamanha importância para as pessoas que sofrem desse mal”, destacou.

“Agradeço também a Cici Magalhães, por ter sancionado e dado publicidade a essa lei e aos meus eleitores e amigos que confiaram esse mandato acreditando em minha pessoa para que pudesse atendê-los a altura que tanto o nosso povo merece”, concluiu.

Carlos Henrique Cruz - Com informações de Júlio Oliveira e da TV Câmara

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.