Portal Caparaó - Câmara de São João propõe linhas alternativas de transporte na zona rural
Política

Câmara de São João propõe linhas alternativas de transporte na zona rural

18/11/2019 - Atualizado em 18/11/2019 12h53

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - Em reunião ordinária na quarta-feira, 13/11, vereadores da Câmara de São João do Manhuaçu aprovaram indicações e requerimentos ao Poder Executivo. Uma das propostas é que a Prefeitura Municipal crie rotas de transporte coletivo entre as comunidades rurais e a cidade. A ideia é garantir meios de circulação para todos os moradores.

Presidida pelo vereador Célio Henrique Moreira, a reunião ordinária apresentou três projetos de lei de autoria do Poder Executivo para ciência dos vereadores.

Foram colocados em pauta os projetos 048 que institui o Fundo Municipal de Pavimentação de Vias Públicas; o projeto que permite a cessão onerosa dos direitos creditários provenientes de atraso das transferências obrigatórias devidas pelo Estado de Minas ao Município de São João do Manhuaçu; e o projeto 50 que autoriza suplementações no Orçamento do Município de 2019.

TRANSPORTE PARA TODOS

O vereador Degmar Alves apresentou uma indicação como uma solução para a demanda de transporte para as comunidades rurais.

“Sugeri à prefeitura, através da indicação de número 042/2019, a criação de transporte alternativo para atender as comunidades de nosso município. Minha sugestão é que a Prefeitura, duas ou três vezes por semana, a partir de uma programação, poderá atender sobretudo as famílias mais carentes, que necessitam vir à cidade resolver alguma necessidade como na saúde, vacinação de crianças, entre outras necessidades, e sem prejudicar os alunos que usam o transporte escolar”, destacou.

Degmar explica que algumas pessoas de forma maldosa criticaram os vereadores e até culparam pela questão do corte de carona no transporte escolar. Ele pontuou que isso é mentira e propôs uma solução: “Algumas pessoas utilizavam a carona no transporte escolar, mas o que propus é uma solução. A prefeitura crie uma rota alternativa com vans, micro-ônibus ou ônibus e ofereça esse serviço para os moradores da zona rural. Além deles, até o comércio da cidade já sentiu a redução nas vendas por conta do problema”

Segundo o vereador, a rota alternativa não prejudica os alunos e beneficiará as famílias da zona rural.

No mesmo sentido, o vereador Edmar José Dornelas apresentou um requerimento de número 16.

“Venho requerer ao Prefeito Municipal que providencie ônibus como rota alternativa de transporte para atender a zona rural de nosso município. Tal requerimento é feito em face da denúncia efetivada por cidadãos em relação a ‘carona’ nos transportes escolares em nosso município. Segundo informações do Executivo Municipal, será de fato cortada todo tipo de ‘carona’ em atendimento a notificação do Ministério Público”

MONITOR NO TRANSPORTE ESCOLAR

Já o vereador Célio Henrique Moreira pediu providências em relação ao requerimento 17, onde pediu listagem completa dos funcionários que atuam no transporte escolar. Ele solicita que a prefeitura coloque monitor para acompanhar as crianças do ensino primário que são transportadas no serviço escolar municipal.

No mesmo requerimento, o vereador pediu cópia integral de Licitações Públicas relativa ao transporte escolar dos anos 2017, 2018 e 2019 com as respectivas notas fiscais.

NASF E CONVÊNIO

No Requerimento 14, o vereador Célio Henrique pediu informações sobre a aplicação dos recursos encaminhados ao município pelo Deputado Federai Paulo Abi-Ackel, destinado à pavimentação de vias urbanas, através do Convénio n° 010721/2016, cujo valor total do repasse é de R$ 245.850,00 e está restando o repasse apenas da última parcela, no valor de R$ 49.170,00.

Já o requerimento 16, solicita informações sobre os Governos Federal ou Estadual estão repassando verbas para execução do Projeto de Lei 043/2019, que cria o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF Modalidade 2. Em caso positivo, ele pediu o encaminhamento da cópia do extrato bancário específico desses repasses.

SÃO SEBASTIÃO DA VISTA ALEGRE

O vereador Célio Henrique Moreira solicitou a manutenção com a instalação de grade e escoamento da água das chuvas na estrada principal, perto da igreja católica, em São Sebastião da Vista Alegre, bem como faça o patrolamento da via que dá acesso a várias moradias, nas proximidades da residência do senhor Julimar Romano.

“Fui procurador pelo senhor Julimar pedindo essas melhorias para a região da estrada principal na vila de São Sebastião da Vista Alegre. A grade do bueiro no início do morro está muito baixa, causando sérios riscos a pedestres e automóveis e necessita de uma pequena manutenção/adequação que a torne na mesma altura/nível da estrada. Ele também falou que o patrolamento da estrada não é feito há vários anos”, pontuou.

BANHEIROS PÚBLICOS

Outra indicação foi em relação aos banheiros públicos no centro da cidade. Ele argumenta que o local precisa de reformas para atender a demanda da comunidade.

No mesmo sentido, ele aproveitou para indicar a manutenção do jardim e das calçadas da praça São João Batista.

BEBEDOUROS

Também dentro de seu papel de indicar providências, o vereador Célio Henrique apresentou a solicitação de pais de alunos que o procuraram pedindo melhorias nos bebedouros da Escola Municipal Dona Durvalina. São mais de cem alunos que estudam no local e, nesses dias de calor intenso, reclamam da necessidade de mais bebedouros e que a água seja fresca.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.